ELEIÇÕES 2016

Diocese de Jales orienta os fiéis para fortalecer o “voto consciente”

Diocese de Jales orienta os fiéis para fortalecer o “voto consciente”

Publicada há 7 anos

Resultado de imagem para voto consciente


Por João Leonel


Uma postagem de Lázara Maria, no site da Diocese de Jales-Mitra Diocesana - diocesedejales.org.br -, nesta terça-feira (20), faz um convite aos fiéis para que assumam um compromisso com o “voto consciente”. O objetivo é que o eleitor vote em candidatos preparados para assumirem cargos eletivos, tanto no Legislativo quanto no Executivo. “Inspirada na Fé cristã, a Diocese de Jales convida todo o povo de Deus a assumir seu compromisso cidadão de votar conscientemente. Por isso, orienta seus fiéis e todas as pessoas de boa vontade a fazerem uma escolha consciente entre os candidatos mais preparados para assumirem o Legislativo e o Executivo, que correspondam ao fortalecimento da democracia, da ética e da justiça social”, diz a notícia, que é acompanhada por um tipo de “cartilha do bom candidato e do bom eleitor”.


Confira as orientações da Diocese de Jales pelo “Voto Consciente”


O BOM CANDIDATO
- É ÉTICO E CORAJOSO, tem senso de justiça. É honesto, transparente e verdadeiro, antes, durante e depois da campanha. É responsável na administração dos recursos financeiros. É coerente entre o discurso e a prática, antes, durante e após a campanha eleitoral.
- É DEFENSOR DA VIDA. Defende a dignidade da pessoa humana e da vida, em todas as suas dimensões, desde a sua concepção até a morte natural.
- É HUMANO E POPULAR SEM SER POPULISTA. Promove a justiça social, priorizando políticas públicas que favoreçam a superação das desigualdades sociais e a qualidade de vida da comunidade. Sabe tratar as pessoas com respeito.
- É ADMINISTRADOR. Sabe delegar e descentralizar. Sabe escolher seus colaboradores diretos, a partir da competência profissional, determinando com clareza o que cabe a cada um realizar, cobrando resultados. Busca parcerias com outras esferas de governo e com a sociedade. Tem capacidade de buscar recursos. Não gasta além do que arrecada e não contrai dívidas exageradas.

O BOM ELEITOR
- É UMA PESSOA HONESTA. Não vende seu voto, nem troca por benefícios pessoais (dinheiro, gasolina, favores, bens materiais, cargos, empregos e outros), nem por benefícios concedidos à família, a um grupo ou comunidade. Pensa no bem de todos.
- RESPEITA OS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS. Embora tenha suas convicções pessoais, respeita o pensamento diferente dos outros, dialoga e não impõe seu pensamento. Na vitória é discreto e não provoca ou humilha os que fizeram outra escolha. Não se serve de chantagens, mentiras ou pressão.
- É RACIONAL E PONDERADO. Avalia, analisa a pessoa e o perfil do candidato e de quem o acompanha ou apoia. Não se deixa influenciar por promessas que não poderá cumprir ou por calúnias e difamações baratas.
- COMPROMETE-SE COM O BEM COMUM. Interessa-se pelo bem do município e dos cidadãos. Não cumpre apenas com o dever de votar, mas procura acompanhar os eleitos no exercício do mandato.


- Procure saber se o candidato tem histórico de vida dedicado à comunidade, se não está “caindo de paraquedas” ou mesmo sendo aproveitador.
- Procure conhecer a fonte de financiamento do candidato para saber com quem ele está vinculado.
- Conheça o programa de governo do candidato.
- Saiba como pensa e o que pretende fazer depois de eleito.
- Não negocie seu voto. Ele não tem preço. Tem consequência.
- Por isso, vote consciente! É o melhor pra gente!

últimas