SOLIDARIEDADE E

Orquestra de Violas abre Semana do idoso com apresentação no domingo

Orquestra de Violas abre Semana do idoso com apresentação no domingo

Publicada há 7 anos

Por Jorge Pontes



A tarde do próximo domingo, 25, será bastante diferente dos demais dias no Parque Residencial São Vicente de Paulo (asilo), de Fernandópolis. Muita animação com músicas raízes interpretadas e executadas pela Orquestra de Violas de Fernandópolis darão início às comemorações da Semana do Idoso.


 Os 25 violeiros, sob a regência do maestro Thito Marques, apresentarão um repertório variado com uma seleção de músicas que marcaram época, com destaque para Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco e vários outros artistas, defensores da música sertaneja que cravaram seus nomes na história da chamada música caipira.


 A apresentação terá início às 15h, logo após o chá da tarde dos idosos. A população que quiser prestigiar a apresentação também poderá comparecer ao Parque Residencial. “Para os idosos uma simples visita representa muito mais que qualquer doação à entidade. É uma alegria que só vendo para entender. Estaremos de braços abertos para recebê-los e ouvir música de qualidade”, destacou Djalma Pontes, presidente da entidade.

DIA DO IDOSO

No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.


No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

últimas