DE PAI PRA FILH

Coisas importantes para os pais ensinarem aos seus filhos

Coisas importantes para os pais ensinarem aos seus filhos

Publicada há 7 anos

Resultado de imagem para pai ensinamentos filho


Deixar nossos filhos crescerem não é nada fácil. Durante esse processo, vários são os fatores que influenciam: o contexto social, a escolarização, a cultura familiar, os valores. O crescimento é um processo que requer acompanhamento e cuidado. Porque ele está crescendo, deixá-lo livre não o fará mais responsável e muito menos independente. Pelo contrário, em qualquer idade ele precisa de atenção. Aqui vão algumas dicas de coisas que são importantes de serem ensinadas, para que crescer seja uma aventura prazerosa e significativa.


Responsabilidade e independência

A responsabilidade do seu filho como estudante é construída desde a educação infantil (cuidando do seu material, cuidando e abrindo sua própria lancheira, tirando a agenda da mochila etc) e não deve ser focada apenas em coisas que são favoráveis ao seu desempenho escolar ou em casa. Como um indivíduo em constante aprendizado moral, o ato de ser responsável abrange em ter que assumir e reconhecer seus erros também.

Aprender a reconhecer seus próprios erros é um dos primeiros passos para desenvolver o senso de responsabilidade civil, que mais tarde terá que seguir. Os pais devem orientar neste caminho. Acusar sempre e nunca mostrar o melhor caminho não é a melhor maneira de plantar um senso de consciência em seu filho. Um aluno responsável em casa será responsável também com seus estudos. Suas melhores decisões implicarão em seu crescimento pessoal e profissional. Não existe melhor pessoa para aconselhar seu filho, a não ser você. Seja parceiro dele e evitará muitos desgastes futuros.


Respeito para com todos

O ambiente escolar, além de ser um local de constante aprendizado, é o ambiente onde há a maior troca de informações entre estudantes de faixa etária próxima. Muitas vezes o compartilhamento destas informações entre eles causa discordâncias e atritos que podem levar até a agressões verbais e físicas.

Entender e saber respeitar opiniões diferentes sobre diversos temas é uma tarefa que os pais devem empreender em casa, frequentemente e desde cedo. O respeito perante o professor, o colega de sala de aula ou o funcionário que cuida da limpeza da escola, deve ser o mesmo. Orientar o filho a respeitar o próximo é dever dos pais. A escola pode contribuir para essa formação moral, mas nunca ser responsável. Eduque seu filho quanto às diversidades culturais, religiosas, raça, time de futebol etc. Concordar e discordar de opiniões sempre será um debate sadio, porém, sem o respeito acordado entre ambas as partes o debate pode ser perdido.

 

Organização e administração do tempo

Toda e qualquer atividade que o aluno desenvolve sem o mínimo de vontade, se deve, em parte, à má organização e administração do seu tempo. Colocar suas atividades escolares em primeiro lugar é um dever do aluno, porém, sabemos que a falta de controle para algumas atividades gera consequências, que a princípio podem ser bobas, e mais tarde se tornam um pesadelo. Quando essa supervisão não é feita (ou feita de forma incompleta) pelos pais, algumas consequências são aquelas listadas no início deste tópico. Uma boa planilha de atividades ou mostrar o melhor uso do smartphone do seu filho, por exemplo, pode trazer resultados melhores. Mostre ao seu filho que a organização não se resume apenas a sua vida escolar, mas também às tarefas de entretenimento.


Cumprir com deveres sem esperar nada em troca

Os pais que nunca ofereceram um presentinho em troca de um bom desempenho na escola, que atirem o primeiro presente. Mas sabemos que esta não é a melhor maneira de motivar nossos filhos. Presentear não é errado. Fazer do presente um troféu por um objetivo alcançado é onde está o erro.

Incentive e mostre ao seu filho, com exemplos reais, que ter todas as condições para estudar já é um presente pra si próprio. Mostre a ele que o seu aprendizado é o seu verdadeiro presente e ninguém poderá arrancar isso dele. Dizer para crianças ou adolescentes que é bom estudar e que terá um futuro melhor não é suficiente. O ato de inspirar nossos filhos e motivá-los começa em casa, continua na escola e leva-se para a vida toda.


Ser um verdadeiro estudante

Mostre ao seu filho que frequentar a escola todos os dias não faz dele um estudante, e sim um frequentador de qualquer estabelecimento de ensino. O verdadeiro estudante é aquele que, através de seus esforços, busca respostas para os seus questionamentos e curiosidades, baseando-se em suas pesquisas orientadas por seu professor, levando em consideração os erros e acertos de ambas as partes.


Prazer em compartilhar o que aprende

Compartilhar aquilo que se aprende dentro e fora da escola é uma lição que deve ser levada para a vida toda. De que adianta deter tanto conhecimento e não poder compartilhá-lo com outras pessoas? Mostre a seu filho que uma das melhores formas de aprender e crescer mais é justamente ensinando o que aprendeu.  Compartilhar conhecimento é uma atitude digna de uma pessoa admirável. Incentive seu filho a estudar em grupo. Mostre que ele pode compartilhar um conhecimento que domina com facilidade, e que, por outro lado, pode aprender sobre outra área que não domina tanto. Assim é o compartilhamento de conhecimentos. Nenhum grande cientista na história da humanidade conseguiu realizar seus grandes e geniais feitos sozinhos.


últimas