BELEZA&SAÚDE

Como saber que tipo de pele é a sua?

Como saber que tipo de pele é a sua?

Publicada há 7 anos

Resultado de imagem para Como saber que tipo de pele é a sua?


Como descobrir a diferença entre pele oleosa, pele normal ou pele seca? Eis a questão. Existem cinco tipos básicos de pele: oleosa, normal, sensível, seca e danificada pelo sol.

O seu tipo de pele é determinado pela quantidade de gordura que ela produz e está intimamente ligada ao tipo de genes, a dieta, os níveis de estresse, quantidade de hormônios, e até mesmo a medicação que você usa para cuidar da pele determina a quantidade de gordura que sua pele produz.

A sugestão é quês e faça um teste de pele para saber o tipo que você tem. Para fazer isso, lave o rosto, seque-o. Com algumas folhas de papel de arroz ou papel para limpeza de lentes, pressione diferentes partes do seu rosto.

lSe a sua pele é oleosa, o papel vai ficar com manchas de gordura tornando-se transparente.

lSe o papel não manchar a sua pele é seca.

lSe ele grudar na zona T (zona T é a área do rosto onde a pele tende a ser mais oleosa do que as outras. Abarca a testa inteira, numa faixa horizontal, perpendicular à área do nariz, ao redor da boca e o queixo, numa faixa vertical, formando assim um T) tem pele normal ou mista. A maioria das mulheres tem este tipo de pele.


OS CINCO TIPOS DE PELE:


Pele Oleosa:

A pele oleosa é brilhante, especialmente na área do T (zona T é a área do rosto onde a pele tende a ser mais oleosa do que as outras. Abarca a testa inteira, numa faixa horizontal, perpendicular à área do nariz, ao redor da boca e o queixo, numa faixa vertical, formando assim um T).

Pode ter grandes poros e ser suscetível a cravos e espinhas por excesso de produção das glândulas sebáceas. O bom é que a pele oleosa envelhece menos que a pele seca, pois a gordura mantém a pele macia formando menos rugas. Muitas mulheres jovens têm a pele oleosa, mas à medida que envelhecem, sua pele pode tornar-se seca, especialmente depois dos 35 anos.

Para cuidar da pele oleosa deve-se lavar com um produto de limpeza para pele oleosa antes de ir dormir. Esfoliar duas vezes por semana com um esfoliante suave e usar hidratante facial não oleoso. Se você sofre de espinhas, um adstringente pode ajudar.


Pele normal ou mista:

Alguns especialistas dizem que até 70 % das mulheres tem esse tipo de pele. A pele mista significa que você tem a zona T mais ou menos oleosa e bochechas mais secas. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e com menos problemas como espinhas e manchas; não é seca e nem oleosa; os poros são bem pequenos e dificilmente notados; tem uma textura suave, boa circulação e uma cor saudável.

Para proteger a sua pele, você precisar tratar a sua zona T de forma diferente do que as áreas secas. Se a sua zona T tende a ser oleosa, tente um adstringente nestas áreas somente depois de lavar o rosto. Faça uma esfoliação duas vezes por semana para remover as células mortas e use um hidratante facial nas áreas secas.


Pele seca

Depois dos 35 anos, a pele tende a ficar mais seca. Essa mudança da pele pode ser devido aos hormônios. A pele seca tem uma tendência a desenvolver rugas e manchas vermelhas, por isso requer cuidados especiais.

Talvez você deva esfoliar semanalmente e usar hidratante antes de aplicar a base. Leve um spray com água sempre quando viajar e aplique nas áreas menos úmidas e o mantenha sempre no seu local de trabalho principalmente durante o inverno. Se você mora em um lugar frio, você pode usar um umidificador no quarto ou no seu local de trabalho para evitar o ressecamento da pele.


Pele sensível

A pele sensível tende a ser fina, delicada e com poros finos. Se o sol e certos cosméticos irritam a sua pele e facilmente fica vermelha, você tem a pele sensível.

Encontrar os produtos de limpeza e hidratantes adequados para o seu tipo de pele pode ser um pouco complicado. A boa notícia é que muitas empresas têm desenvolvido produtos especificamente formulados para a pele sensível. Compre sempre produtos suaves e sem essências.


Pele danificada pelo sol

Este tipo de pele contem rugas visíveis, especialmente ao redor do rosto e do queixo. Tem uma textura áspera.

Para cuidar da pele danificada pelo sol, você deve usar hidratantes e cremes para amenizar as rugas. E se você não gosta das rugas mais profundas, procure um especialista e faça um tratamento com Botox. Porém, procurar um bom especialista é fundamental.

últimas