ESPECIAL

'Nunca é tarde para realizar sonhos'

'Nunca é tarde para realizar sonhos'

Publicada há 7 anos


Conhecida por todos pelo seu carisma e alegria de viver, Lenira ressalta que a idade não é desculpa para desistir dos próprios objetivos



Por Lívia Caldeira


Sabe aquela velha e conhecida frase que diz que “nunca é tarde para estudar”? Essa máxima se encaixa perfeitamente na vida da universitária Lenira Lopes de Andrade, 71 anos. 


Disciplina, coragem e muita força de vontade são os requisitos fundamentais para essa estudante que já passou de sete décadas, mas corre contra o tempo para conquistar o tão sonhado diploma universitário. 


Segundo dados do Ministério da Educação, a presença de estudantes com mais de 50 anos nas universidades públicas e particulares teve um crescimento de 182% nos últimos anos. Nas faculdades da nossa região também pode-se observar esta tendência: o estereótipo do clássico universitário de 20 anos está mudando. As salas de aula de diferentes cursos superiores estão sendo ocupadas por pessoas das mais diversas faixas etárias que contam com a própria experiência de vida e maturidade para encarar os estudos e realizar seus sonhos. Esse é o caso da “Dona Lenira”, estudante do sexto semestre do curso de Estética e Cosmética da Fundação Educacional de Fernandópolis, conhecida por todos pela sua alegria contagiante. 


Num bate papo descontraído com a equipe de reportagem deste “O extra.net”, a universitária conta um pouquinho sobre sua rotina de estudos, metas e projetos. 




EXTRA: O que te motivou começar a faculdade depois dos sessenta anos de idade? 

LENIRA: Sempre tive dúvidas em relação ao meu talento e à minha capacidade. Cursei o ensino médio há três anos, com 68 anos. Em seguida prestei o vestibular e para minha grande surpresa fui aprovada. Gosto muito de leitura e a idade não conta quando o conhecimento está em jogo. Quando jovem, me dediquei ao lar e a minha família e, assim como muitas pessoa da minha geração, não tive a oportunidade de estudar. Hoje em dia continuo me dedicando à família, mas também ofereço parte do meu tempo para meus estudos. Tenho um casal de amigos que tem um papel importante nesse projeto de vida, além da minha família que também sempre apoiou a minha decisão de voltar a estudar. 


EXTRA: Como é a interação com os colegas de classe mais jovens? 

LENIRA: A interação com os meus colegas é muito boa. Eu respeito o espaço deles e o retorno é carinho e atenção, já me ajudaram muito. Tenho certeza de que vou sentir saudade de todos e de tudo quando terminar o curso. 


EXTRA: Quais são as maiores dificuldades? 

LENIRA: Pelo fato de eu amar o que faço, não sinto muitas dificuldades, apesar de es
tar supercarregada de trabalhos e conteúdos para estudar para as provas. (risos) 


EXTRA: O que a senhora tem a ensinar aos seus colegas e eles à senhora? 

LENIRA: Sinceramente não acredito que eu tenha o que ensinar aos meus colegas... Eu sim é que aprendo muito com eles. Fico feliz em poder aprender tanto com essa juventude de hoje, me sinto muito bem estudando com essa turma. Vejo as meninas do meu curso como flores que enfeitam um jardim e me transmitem alegria. 


EXTRA: Quais são seus planos depois de conquistar o diploma? 

LENIRA: Vou trabalhar fazendo o que gosto e aplicando o que estou estudando no curso de Estética. Estou muito satisfeita e realizada, pessoalmente e profissionalmente. Vou ter o maior prazer e carinho em atender as pessoas que procurarem por mim. Todos devem acreditar em seus sonhos, não importam as circunstâncias, nunca devemos deixar de confiar, pois se você com 30, 40 ou 50 anos está se achando velho demais para começar algo em sua vida, é hora de rever seus conceitos. 



Lenira de Andrade, ao lado das colegas de classe e da professora de Técnicas Avançadas em Estética,  Ana Paula Ricardo Serafim




últimas