Lívio Vono

11 notícias

11 notícias

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Publicada há 7 anos

01 - Olá amigos e amigas que nos acompanham nesta coluna um grande abraço. Parece que a turma da bola esperou este colunista voltar para por fogo em tudo. Quando pensamos que já vimos de tudo no mundo, especialmente no futebol, não é que aparecem coisas ainda mais inusitadas. Se não fosse para chorar poderiamos dizer que chega a ser hilariante.


02  - Estamos falando do Fla-Flu mais recente. Quanta ironia e porque não dizer dos “colegas” da grande imprensa. Não todos, lógico, como dizia Nelson Rodrigues: a unanimidade é burra. Muito certo isso. Mas não dá para entender se pagar tão caro para ter um canal de TV a cabo pagando-se muito alto para termos jornalistas “jabazeiros”, perniciosos ou será que são mesmo ignorantes e despreparados ?


03 - Espero que seja o segundo acima citado. Para que tanta histeria para se analisar o imbróglio acontecido na partida Flamengo x Fluminense com toda aquela lambança que o árbitro e um de seus auxiliares fizeram. É tão fácil de se passar a interpretação quando se tem entendimento pleno do fato e se haja com imparcialidade.


04 - Só para se ter imparcialidade revemos: O segundo gol do Flu foi irregular, tinha que ser anulado e ponto final. Aí veio aquela “farra do boi” que infelizmente todos nós presenciamos. O Flu entrou com impugnação da partida, a CBF aceitou. Se tiver um time de futebol que não pode, em caso extremo, entrar na justiça desportiva requerendo alga ma coisa é o Fluminense que foi guinchado da Série “C” para a Série “A” do Brasileiro sem passar pela Segundona.


05 - Mas vamos lá para encerrar esse assunto. O que deve ser julgado no pedido do Fluminense é tão somente a “interferência de estranhos” na decisão de qualquer evento que esteja acontecendo. Houve interferência, sim. Então o jogo tem que ser anulado por que a FIFA não permite esse tipo de interferência e ponto final. Se normas existem são para serem cumpridas. Julga-se e decide-se pela legalidade.


06 - Para enterrar o assunto de vez: O Figueirense também pediu a anulação de seu jogo contra o Palmeiras. Pedir pode, é de direito. E o Verdão vai pedir a anulação do jogo contra o Flamengo, que inclusive ganhou, lá de Brasília no primeiro turno? O jogo estava empatado quando um zagueiro do Fla fez uma “portentosa” defesa com as mãos na cara do árbitro, não foi marcado pênalti e o atleta não foi advertido nem com cartão amarelo. Isso pode. Corintianos, unam-se. Vocês também foram muito prejudicados nesta temporada.


07 - Falemos de Brasileirão-16. Você que é nosso leitor ou leitora vamos fazer um pequeno Raio X do Brasileirão e faça suas contas. Até a 31ª rodada esses são os principais números alcançados pelas vinte equipes: Palmeiras é líder com 64 pontos ganhos, tem 19 vitórias, sete empates e cinco derrotas. Marcou 54 gols, por isso é o melhor ataque da competição, sofreu 28 gols e tem disparado o melhor saldo de gols. Aproveitamento em casa é de 76%, só perdendo para o Flamengo que tem 78%, em jogos fora tem 63% sendo o melhor. Enfim, não é lider por acaso.


08 - O melhor ataque é do Verde, 54 gols, a melhor defesa é do Atlético Paranaense com 27 gols sofrido. O time que mais venceu é o Verdão com 19 vitórias, seguido pelo Flamengo com 18, Santos com 17 e Atlético Mineiro com 16. As piores defesas do Brasileirão são: Santa Cruz 57 gols sofridos, América e -Chapecoense com 50, Sport com 48, Ponte Preta com 45 e Vitória, da Bahia, com 43 gols. Olha o nível do Brasileirão. A Chapecoense marcou 43 gols e sofreu 50, portanto, tem um saldo negativo de sete, está na 11ª colocação e hoje estaria classificada para a Sul-Americana de 2017. Pode??


09 - Na Segundona Brasileira a coisa está assim. Atlético/GO tem 58 pontos ganhos, Vascão 54, Náutico 51 e a mesma pontuação tem o Avaí/SC. Hoje estas quatro equipes estariam na Série A do Brasileirão-17. Enquanto isso as cidades de Caxias/RS, Campinas/SP e Natal/RN, com Juventudes, Guarani, ABC e Boa das Minas Gerais estão em festa com o acesso à Série B do Brasileiro do próximo ano. Ah você quer saber da Lusinha do Canindé? Ainda existe, vai disputar a Série D do Brasileirão do próximo ano.


10 - Você que está de folga neste sábado ouça nosso conselho. Vá ao estádio Cláudio Rodante no dia de hoje. A partir das 16h a molecada do FFC joga partida decisiva contra o Ituano pelo Campeonato Paulista Sub-20. O Filhote da Águia, graças a Deus, é o único “intruso” entre as 16 equipes que disputam às finais. O Fefinha é da Segundona, as demais equipes são da primeirona. Que feito maravilhoso está fazendo a garotada. Merecem ser prestigiados.


11 - Sábado a bola rolou no estádio municipal e você pode assistir na tela do seu Canaldez da Tv Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br e em nosso aplicativo a Mesa Redonda. Estiveram comigo, o treinador Juninho, do Fefinha e Fred Jorge da Rádio Águas Quentes. Esperamos vocês no próximo sábado se Deus quiser. Pergunta da semana: A Prefeitura de Fernandópolis não poderia ajudar um pouquinho mais os “meninos” do FFC fornecendo também a alimentação??


últimas