Por Fausto Pina

Projeto Anticorrupção - Nota de esclarecimento

Projeto Anticorrupção - Nota de esclarecimento

Publicada há 7 anos

Por Fausto Pinato, deputado Federal


Para evitar alusões desairosas praticadas por pessoas escaladas (e na sua grande maioria até pagas) para, em rede social, deturpar a verdade dos fatos, o deputado federal Fausto Pinato, através da sua assessoria, vem a público deixar claro suas convicções e como tem votado na Câmara dos Deputados:

* O deputado federal Fausto Pinato defendeu em plenário e votou a favor:

- da criminalização da prática de caixa 2 nas campanhas eleitoral;

- da independência da Polícia Federal;

- da operação Lava Jato;

- do belíssimo trabalho desempenhado pelo juiz federal Sergio Moro, e

- que membros do Ministério Público e do judiciário, que cometerem abuso no exercício da função, respondam pelas infrações cometidas (porque todos são iguais perante a lei, exatamente como manda nossa Constituição federal).

* O deputado federal Fausto Pinato é totalmente contra:

- a absolvição de deputados, senadores, bem como de todos os demais agentes públicos que cometeram (ou que venham a cometer crimes), a que título for, no exercício da função ou fora dela, e

- retirar prerrogativa dos advogados (por serem imprescindíveis para a defesa do devido processo legal e tratar-se de um dos guardiões da nossa democracia, reconhecimento constante na nossa Constituição Federal.

Justificativas (Deputado Fausto Pinato):


 1 – Em primeiro lugar, é importante dizer que, além de ficha limpa, sempre fui a favor da Operação Lava Jato e estou do lado dos bons juízes e promotores, aqueles com os quais assumem com dignidade a função soberana, ética e honesta de fazer Justiça.


2 – A história não me permite, porém, admitir que só no Parlamento há corruptos. Há gente boa e ruim em qualquer profissão. A má intenção é que deve ser tolhida em qualquer esfera – sem distinção.


3 - Não se trata, em hipótese alguma, de perseguição, retaliação ou obstrução da Justiça. Sempre apoiei o Ministério Público em suas lutas. O que não é justo - e não podemos admitir - é a conduta corrupta e isolada de alguns interlocutores.  


4 - Os bons juízes e promotores não terão medo algum de discutir uma tipificação de um eventual crime de responsabilidade, afinal, quem faz o que é certo não teme à Justiça.


5 - Quero deixar claro, contudo, que a grande maioria dos membros do Ministério Público e dos juízes são pessoas honestas e de reputação ilibada. Mas assim como é no Executivo e Legislativo, é impossível generalizar.


Fausto Pinato

Deputado Federal

últimas