NA CURVA DO RIO

“Olha a Lata...”

“Olha a Lata...”

Por Chico Piranha

Por Chico Piranha

Publicada há 7 anos


No começo da década de 70, os radialistas Alcides Corsini, João Mioto (in memorian) e AlaerteVidali, tinham o hábito de pescar ”lobós” na várzea do ribeirão Santa Rita, mais ou menos na direção onde hoje está a Usina Alcooeste.

Eles costumavam levar uma lata de 20 litros, cortada de um lado, onde colocavam velas para iluminar o pesqueiro, ou seja, pra clarear onde estavam, deixando escuro o poço onde pescavam. Conta o Alaerte, que certa noite, colocaram a lata pendurada num galho de árvore e como de costume, começaram a pescaria no meio do taboal, com a água pela linha da cintura...

Diz ele que o João Mioto e o Corsinilogo trataram de juntar uma braçada de taboa cada um, dobraram na forma de um banco e se sentaram... Minutos mais tarde, os dois perceberam que a lata estava se afastando lentamente e gritaram para o Alaerte, que estava logo mais abaixo; “olha a lata... a lata tá indo embora...” E o Alaerte, que estava bem ao lado da árvore, onde a lata estava dependurada...”ué, a lata tá aqui pendurada no mesmo lugar, vocês é que tão indo rio acima...”

Foi o bastante. Os três largaram a tralha e saíram levando o taboal no peito, no meio da escuridão. Para ele, Corsini e Mioto, no mínimo, haviam sentado no lombo de uma baita sucuri.Daquele dia em diante, nunca mais pescaram nos chamados “varjões”. Também nunca voltaram lá prá buscar a tralha. Como diz bem humorado, o Alaerte; “tá doido, garotinho?”

últimas