Josanie Branco

Fidelidade: a mais sábia escolha

Fidelidade: a mais sábia escolha

Por Josanie Branco - Assistente Social e Jornalista

Por Josanie Branco - Assistente Social e Jornalista

Publicada há 7 anos

Fidelidade é um termo com origem no latim, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro.

Nos dias de hoje são muitos os valores humanos que estão quase suprimidos da sociedade, ficando reservados a um número cada vez menor de pessoas, infelizmente isso vem acontecendo com a fidelidade. Todo valor humano é importante para o indivíduo e para o meio que ele está inserido, baseia-se naquilo que realmente tem valor, mas infelizmente qualquer valor pode ser desprezado e descartado com facilidade quando o individualismo e o egoísmo falam mais alto.

Assim, a fidelidade é um atributo com muitos significados importantes que devem ser resgatados e valorizados para o bem de todos. A sociedade tem perdido muito da fidelidade conjugal, na amizade, na cultura, no trabalho, na religião, nas relações afetivas e de trabalho. A falta de fidelidade muitas vezes traz perdas irreparáveis e propaga a hipocrisia pela sociedade.
 Fidelidade é a base da confiança e de relacionamentos duradouros. A sua ausência cria distâncias realmente difíceis de serem transpostas nas relações. Fidelidade é ter constância e perseverar ainda que as dificuldades e barreiras se façam presentes. É não ceder diante dos percalços da vida, ser resiliente e perseverante. Saber que todo caminho tem seus buracos e esses podem ser transpostos, tampados, desviados.

 Feliz o dia em que a sociedade abandonar tanta hipocrisia e resgatar a fidelidade, junto a ela receberemos mais lealdade, franqueza, probidade, propósito, firmeza, respeito, assertividade, constância, perseverança, verdade, exatidão, amizade e confiança. Esse é um passo importante e significativo para todo ser humano que busca uma vida digna e feliz.

Ser fiel é uma escolha pessoal; não pode depender da atitude e da escolha do outro. Ou você é, ou você não é! Escolha ser integro àquilo que você deseja viver, pois como está escrito no livro de Gálatas, "...Tudo o que o homem semear, isso também ceifará" .
 Para finalizar meu artigo hoje trago aqui sábias palavras, não sei de quem é a autoria,  mas para mim definem de maneira clara e precisa  a importância da fidelidade para cada um de nós.

“Imagine que a vida fosse um grande e requintado cardápio, repleto de deliciosas opções. Todos nós, apreciadores do prazer, podemos ficar em dúvida e titubear antes de fazer o pedido. No entanto, teremos de fazê­lo, abrindo mão das demais opções, se quisermos desfrutar o sabor.
 Quando vejo pessoas se dizendo fiéis, mas traindo a pessoa amada, imagino­as como se estivessem num belo restaurante, com o prato que escolheram diante de si, mas que de tempo em tempo, levantam se da mesa pedindo licença para irem até o toalete e, enganando a si mesmas, correm até a cozinha se escondendo para não serem vistas e roubam colheradas de outros pratos, engolindo rapidamente e voltando correndo para seus lugares.

Resultado: não saboreiam nem o que está à sua frente e nem o que está na cozinha. Perdem o sabor peculiar de sua escolha e não sabem aproveitar de cada opção o melhor que poderiam! Perdem a oportunidade maravilhosa de degustar o indescritível sabor do amor, porque não sabem que esse prato pede sensibilidade e entrega para ser apreciado de verdade... E quando chega a conta, pagam caro e certamente continuam com fome”!

últimas