POLÍTICA

Baroni propõe Título de Cidadão ao Reitor da Unibrasil

Baroni propõe Título de Cidadão ao Reitor da Unibrasil

Publicada há 7 anos

Assessoria de Imprensa -  Câmara Municipal de Fernandópolis 


O presidente da Câmara Municipal de Fernandópolis, vereador Étore Baroni, está propondo, através de Projeto de Decreto Legislativo, Título de Cidadão Fernandopolense ao Reitor da Unibrasil (antiga Unicastelo), José Fernando Pinto da Costa. O Projeto foi lido na última sessão e deverá entrar para votação na próxima semana, dia 21. José Fernando Pinto da Costa é também Diretor Presidente do Grupo Educacional Uniesp. Nasceu em Vera Cruz, pequena cidade do interior paulista. Formado em Engenharia Civil pela Unesp de Ilha Solteira, Fernando Costa deu início a sua vida profissional e chegou até a executar importantes obras, como o complexo do Banco Itaú, o Metrô e, durante três anos, uma barragem no Peru. 


Após se aposentar pela Cesp, decidiu buscar novos caminhos. Participou do Projeto “Educação Para Todos” e começou a colocar em prática o sonho de sua vida: levar a educação às classes sociais mais humildes da sociedade. A Uniesp nasce em 1999, quando a pedra fundamental da Faculdade de Presidente Epitácio é lançada. 


A Unidade Educacional, porém, foi apenas o primeiro de muitos outros projetos que têm por base a Educação Solidária, termo criado por Fernando Costa. Consciente de que a Educação gera qualificação para o mercado de trabalho e, consequentemente, melhora a qualidade de vida da população, ele criou a Uniesp Solidária, instituição filantrópica de cunho social e educacional. A Uniesp foi pioneira no Programa Escola da Família, com o governo estadual. 


Já com o governo federal, foi a primeira instituição a aderir ao ProUni, antes mesmo do envio do Projeto ao Congresso Nacional, assinado pelo então ministro da Educação, Tarso Genro, e pelo secretário executivo do Ministério à época, Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo. 


Em 18 anos de existência, a Uniesp tem mudado a vida de milhares de jovens de baixa renda que ousaram sonhar com o ensino superior. Hoje, este sonho já é realidade para mais de 90 mil alunos de 110 faculdades em 10 Estados e 2 Centros Universitários. Dentre as inúmeras instituições de ensino superior que integram o Grupo Educacional Uniesp, destaca-se a Universidade Brasil – Unibrasil, com campus universitário em Fernandópolis, sobre a administração geral do Reitor Fernando Costa, que por coincidência ou não, é homônimo do interventor que inspirou o nome de nossa cidade.


Presidente da Câmara de Fernandópolis, vereador Étore Baroni 




últimas