O. A. SECATTO

Cultura! informa: sastifa

Cultura! informa: sastifa

Por O. A. SECATTO - Funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Por O. A. SECATTO - Funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Publicada há 7 anos

Muito se tem perguntado sobre a periodicidade do caderno Cultura!. Inúmeras cartas e e-mails à redação do jornal. Talvez porque na primeira edição, de 19/12/2015, eu tenha escrito: “(...) no primeiro sábado de cada mês — iniciando-se em fevereiro de 2016 —, o leitor do já tradicional conteúdo de O Extra.net poderá desfrutar de textos literários, resenhas e críticas da mais ampla gama de expressões da cultura e da arte: literatura, música, teatro, cinema, artes plásticas e outras.” (grifo nosso)


Para todos os que indagaram e veementemente protestaram, o editor do caderno Cultura! pediu para publicar o seguinte comunicado: “Em todas as questões — por óbvio relevantes — relativas a prazo, que o tio Houaiss define como ‘1.  tempo determinado; 2. período de tempo; e 3. tempo em que algo deve ser feito’, há de se levar em conta toda a vasta gama de possibilidades da Teoria da Relatividade (abarcando, necessariamente, a Restrita — ou Especial — e a Geral) de Albert Einstein. Em resumo, o tempo — e o prazo —, como aponta a citada teoria, é relativo.


Assim é que poderão alegar, pontualmente, que a edição de nº 10 saiu em 08/10/2016 — não 01/10/2016; a edição de nº 11 saiu em 12/11/2016 — não 05/11/2016; a edição de nº 13 saiu em 21/01/2017 — não 07/01/2017. 


Contudo, atento às transformações do Universo e outros eventos cósmicos — o caderno conta com a assessoria de astrofísicos do observatório finlandês Kustaa
Itälä Hård e do Istituto Astronomico Andrea Nanuzzi, de Rovigo, na Itália  —, o Cultura! procura sempre estar de acordo com o tempo real: o cósmico das dimensões conhecidas. 


Portanto, por questões técnicas na ordem do espaço-tempo do Universo, o primeiro sábado de cada mês pode variar, o que, verifica-se, tem ocorrido bastante.





últimas