OPERAÇÃO POLI

Ex-prefeito de Dolcinópolis é preso em Porto Seguro

Ex-prefeito de Dolcinópolis é preso em Porto Seguro

Publicada há 7 anos

Da Redação


O ex-prefeito do município de Dolcinópolis, José Luiz Reis Inácio de Azevedo (PSDB), foi preso na manhã desta terça-feira, dia 21, em Porto Seguro, região sul da Bahia, onde o político tem uma casa. O mandado foi cumprido durante a operação da Polícia Federal de Jales em conjunto com o Ministério Público Estadual de Estrela d’Oeste.


A Operação Catatau investiga suspeita de desvios de recursos públicos durante gestão do ex-prefeito. Milhões de reais em pagamentos suspeitos, realizados durante sua gestão, consultorias, compras, serviços, convênios e obras estão sendo investigados. 


Em Dolcinópolis, estes valores foram pagos apenas a alguns servidores, ligados ao ex-prefeito, e fornecedores do município. A Justiça Estadual de Estrela d’Oeste expediu dois mandados de prisão temporária, dez conduções coercitivas e onze mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos nas cidades de Porto Seguro, Dolcinópolis, Distrito de Fátima Paulista, Cardoso, Pontalinda e Jales.


 Os conduzidos serão levados até a sede da PF de Jales para prestar esclarecimentos, com exceção da esposa do ex-prefeito e sua funcionária que serão ouvidas na PF em Porto Seguro. José Luiz Reis, após o fim do mandato em 2016, mudou-se com a família e uma empregada para Porto Seguro na Bahia onde foi preso. Ele abriu duas empresas naquela cidade que também são alvos das buscas na data de hoje. 


N.M.B.T., ex-tesoureira da prefeitura, além de conduzida é alvo de dois mandados de busca e apreensão em Fátima Paulista e Dolcinópolis.  “Zé Colmeia”, suspeito de ser “laranja” do ex-prefeito, também foi preso em sua casa em Dolcinópolis. 


Após o fim do mandado do ex-prefeito ele voltou a polir veículos e atualmente faz bicos na cidade, sem emprego fixo. Em sua gestão, ele figurou como sócio em construtoras e empresas de consultoria, com capital social acima de um milhão de reais, que prestavam serviços para o município de Dolcinópolis


Em Jales, a casa da irmã de J.L.R.I.A e de um médico (cunhado do ex-prefeito) está sendo vasculhada pelos federais em busca de provas de interesse das investigações. Eles também serão conduzidos coercitivamente para prestar esclarecimentos. Contadores, empresários e prestadores de serviços também estão entre os alvos da operação. O ex-prefeito será conduzido por policiais federais em vôo de Porto Seguro até São José do Rio Preto de onde será escoltado em viatura até Jales para ser ouvido pelas autoridades responsáveis pelas investigações. 


Posteriormente ele será conduzido a presídio da região de Jales onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual.


SOBRE O EX-PREFEITO

José Luiz Reis foi eleito prefeito de Dolcinópolis em 2012, vencendo a eleição com 1.040 votos. Após o fim do mandato em 2016, ele se mudou com a família e uma empregada para Porto Seguro, onde foi preso. Na cidade baiana abriu duas empresas que também são alvos das buscas desta terça-feira.


Momento em que José Luiz Reis foi preso em Porto Seguro 




últimas