NA CURVA DO RIO

Peixe salgado

Peixe salgado

Por Chico Piranha

Por Chico Piranha

Publicada há 7 anos


Na semana passada, o Nilton Prado, da Náutica Fernandópolis, já ia chegando em casa, quando lembrou que não levava um piau sequer como produto da sua pescaria de todo final de semana. Correu rápido lá mercadão, na Peixaria do Bassan,e na correria, comprou uns dez quilos de pescado. Chegando a casa, a patroa desconfiada, o esperava à porta. E o Nirtão,com cara de cansado,  entregou-lhe o saco, não sem antes explicar que o lugar da pescaria, no Rio Tietê, como a água estava muito suja, quase não estava dando peixe. Dona patroa, com olhos de Sherlock Holmes, revirou o saco e com uma purga atrás da orelha, começou o interrogatório:
         --- Que diabos é isso, Nirto? Peixe congelado? E o Nirtão velho de guerra, tremeu na base, mas rápido no gatilho, emendou:
         --- Tá doida, meu bem? A gente levou duas caixas térmicas grandes, cheias de barras de gelo. Lá dentro do mato, não tem geladeira não. E você sabe que se deixar sem gelo, no calorão, o peixe apodrece...
         A esposa, no entanto, prosseguiu com o interrogatório:
         --- Nirto, mas é muito estranho! E esse carimbo de S.I.F. aqui no peixe ?Que que é isso, homem de Deus?
 Nirtão vendo a viola em cacos,mais perdido que barata atravessando o galinheiro, buscou rápido, uma explicação:
         --- Ara, deixa de ser desconfiada, meu bem! Não viu na TV, não? O Ministério da Agricultura tá fazendo um recenseamento de todos os peixes dos rios e lagos do Brasil e tá carimbando um por um. É no que dá só assistir novela e não ver o Jornal Nacional!
        E de novo a comadre mexeu os peixes no saco, para um lado e para outro e mandou a cartada final, o tiro de misericórdia:
        --- Certo, Nirto, mas o peixe que você pescou, meu filho foi Robalo... que coisa mais esquisita... peixe de água salgada... onde é que existe mar aqui por perto?

       Nosso pescador tremeu na base de novo e, quando o mundo parecia que ia acabar, no desespero, lascou a única desculpa que lhe veio à mente:
       --- Lá vem você com suas ironiazinhas de novo... Mais desconfiada do que cachorro em noite de São João! Num falei que tava pescando no Tietê? Então, tava pescando ali na região de General Salgado! Por isso que lá se chama General Salgado, porque naquele trecho do rio todos os peixes são salgados!

Dizem os amigos, que o olho direito já não tá nem roxo e nem inchado, mas o gesso, ele só vai tirar daqui uns 30 dias!

 

 

últimas