EM PLENÁRIA

Municípios debatem a melhoria da saúde da mulher

Municípios debatem a melhoria da saúde da mulher

Evento realizado na segunda-feira, 27, debateu o tema: “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”

Evento realizado na segunda-feira, 27, debateu o tema: “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”

Publicada há 7 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis 


Treze municípios da região se reuniram em Fernandópolis nesta segunda-feira, 27, na “1ª Plenária da Saúde das Mulheres”, que aconteceu às 14h, no Teatro Municipal “Merciol Viscardi”. O evento serviu para o estudo e elaboração de propostas para melhorar a oferta de serviços públicos de saúde da mulher. As ideias sugeridas neste encontro serão levadas para encontro estadual e, se aprovadas, para o Governo Federal.


A abertura da Plenária foi realizada pelo secretário municipal de Saúde de Fernandópolis, Flávio Ferreira. “É uma honra sediar este evento, onde trabalhamos a possibilidade de melhorar os serviços oferecidos para as mulheres”, destacou. Depois, houve palestra com o advogado André de Paula Viana, que é criminalista, especialista, mestre; docente de Direito Penal no curso de Direito; e docente no módulo “Mercado de Trabalho”, supervisor e docente do módulo “Saúde Coletiva”, sub módulo: “A Família Como Unidade de Cuidado”, no curso de Medicina, pela Universidade Brasil.


Doutor André explicou falou sobre o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”. Ele destacou que a sociedade precisa analisar as necessidades, as mudanças do mundo, os erros e acertos, somente com esta avaliação é preciso obter resultados diferentes e positivos. “Devemos pensar na inclusão social e capacitação da mulher, que precisa ter voz para garantir o seu atendimento integral com equidade. Ouvir a mulher é algo importante”, disse.

Na palestra, destacou ainda que a mulher hoje representa 50,77% da população, são as principais usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde) e também são quem conduz os familiares doentes ao médico. Elas vivem mais, mas também adoecem mais que os homens.


“Sabemos que os municípios são dependentes de verbas do estado e união para oferecer serviços de saúde, mas é fundamental tentar fazer melhor com o pouco disponível. Este esforço abrange ações em envolvam educação, habitação, obras públicas, grupos comunitários, inclusive empresas, escolas, universidades e organizações religiosas, cívicas e culturais”, destacou. Depois do debate do tema, os participantes da plenária discutiram e elaboraram as propostas que serão enviadas ao governo federal.



Cerimônia de abertura do evento realizado na segunda-feira (27) 



Depois do debate do tema, os participantes da plenária discutiram e elaboraram as propostas que serão enviadas ao governo federal 



Palestrante foi o advogado André de Paula Viana 



últimas