VISANDO MOVIMEN

Ouroeste é representado em encontro organizado pela AMA

Ouroeste é representado em encontro organizado pela AMA

Administração busca selo de Município de Interesse Turístico

Administração busca selo de Município de Interesse Turístico

Publicada há 6 anos


O Secretário de Esportes, Lazer e Turismo do município de Ouroeste Silvio Lodeti, participou na última sexta-feira, dia 12 de maio, de um encontro organizado pela AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense) com o secretário do Turismo do Estado de São Paulo  Laércio Benko. 


O encontro contou ainda com a participação do deputado Itamar Borges, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (CAE), dos deputados Sebastião Santos e Orlando Bolçone, do prefeito de Potirendaba, Flávio Daniel Alves, presidente da AMA, do prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de São José do Rio Preto, Liszt Abdala, prefeitos, vice-prefeitos, secretários, diretores, responsáveis pela pasta do turismo nos municípios e lideranças políticas.


O secretário Benko foi acompanhado de sua equipe técnica, que atendeu e tirou dúvidas dos gestores municipais sobre os programas desenvolvidos pela pasta. De acordo com o Secretário de  Turismo Silvio Lodeti, vem sendo providenciada toda a documentação para a conquista do MIT ( Município de Interesse Turístico).


 Segundo a prefeita Dra Lívia a visibilidade que a cidade ganharia com uma movimentação turística fortaleceria o comércio local, estimulando o crescimento econômico, além de habilitar o município conseguir verbas estaduais.


Municípios de Interesse Turístico
 
A legislação que cria os Municípios de Interesse Turístico, que tem o deputado Itamar Borges como coautor, foi o tema mais debatido durante o encontro. “Nesta semana a Assembleia Legislativa aprovou a criação dos primeiros 14 Municípios de Interesse Turísticos. Na próxima semana votaremos mais seis. Outras cidades estão finalizando a documentação, se adequando às exigências para poderem também se tornar MITs”, afirmou o deputado Itamar Borges.


Cada cidade receberá recursos de cerca de R$ 550 mil por ano do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), que deverá ser investido em programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos.No total, até 140 cidades poderão se tornar Municípios de Interesse Turístico. Além disso, o Estado de São Paulo possui 70 Estâncias Turísticas. “Com o modelo de classificação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico, as cidades mais bem preparadas poderão mudar de classificação e aumentar o valor recebido pelo Estado”, ressaltou Itamar.


O secretário Benko reforçou a posição do deputado Itamar Borges. “O turismo gera emprego e renda, movimenta a economia local e regional. Com a criação dos Municípios de Interesse Turístico o Governo do Estado está deixando um grande legado”, disse.“Essa legislação privilegia o gasto público com responsabilidade. Ela prevê um ranqueamento, com possibilidade de inversão de posições. Uma competição saudável entre as estâncias turísticas e os municípios de interesse turístico”, observou o secretário.“Mais importante do que o recurso que os municípios receberão, é o título de Município de Interesse Turístico. Que impulsiona, dá status. É uma lei pioneira, que transformará o turismo no Estado de São Paulo”. finalizou o deputado Itamar Borges durante o encontro.


O município de Ouroeste foi representado pelo secretário de turismo Silvio Lodetino encontro organizado pela AMA e busca selo de Município de Interesse Turístico  



Silvio Lodeti junto ao secretário do Turismo do Estado de São Paulo Laércio Benko 



O Secretário de Turismo do município de Ouroeste Silvio Lodeti ao lado do deputado Itamar Borges, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa 



Mesa principal do encontro que reuniu além do secretário do turismo, deputados e autoridades políticas 







últimas