CONSOME MENOS Q

Dobraram a potência e reduziram o consumo

Dobraram a potência e reduziram o consumo

Estudo da Bloomberg mostra que em 40 anos, automóveis dobraram a potência e reduziram à metade o consumo de combustíveis

Estudo da Bloomberg mostra que em 40 anos, automóveis dobraram a potência e reduziram à metade o consumo de combustíveis

Publicada há 6 anos

Você  sabia que o Ford Mustang fabricado em 1975 tinha um motor 2.3 e gerava 90 cavalos, enquanto que o atual, com o EcoBoost, com a mesma capacidade cúbica chega aos 300 cavalos? E não pensem que a evolução da “cavalaria” provocou um aumento no gastos de combustível. Ao contrário! O modelo atual consome menos da metade que o de 1975. E evolução similar marca praticamente todos os veículos que ainda estão em produção, a ponto de um estudo divulgado pelo Bloomberg apontar que nos últimos quarenta anos houve uma duplicação - na média - na potência dos carros e uma redução à metade no consumo.


  A Bloom- berg analisou quatro décadas de dados dos testes de emissões da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) e chegou a uma conclusão simples: quase todos os carros da atualidade são “velozes e furiosos”, pelo menos nos EUA, onde o estudo foi realizado. O mais curioso é que, enquanto os veículos estão ficando mais poderosos, seus motores vêm diminuindo. Segundo o estudo da Bloomberg, os motores a combustão circulando pelas ruas dos EUA são cerca de 42% menores do que há 40 anos. 


Além disso, a frota como um todo está rodando o dobro com um litro de combustível no tanque do que há 40 anos. A medida mediana calculada pela EPA dobrou saltou de 6,4 para 12,75 km/l. A maioria desses ganhos foi obtida por pressão das exigências federais de eficiência. O grande empurrão começou em 1985, logo depois que o setor atingiu um limite de 11,7 km/l. A mediana de tempo necessária para um veículo acelerar de 0 a 100 km/h caiu pela metade, de quase 14 para cerca de 7 segundos.




últimas