PROMESSA DO ESP

Karateca de 9 anos está prestes a conquistar sua centésima medalha

Karateca de 9 anos está prestes a conquistar sua centésima medalha

Enzo Gabriel é destaque no Karate regional e conta com doses extras de esforço e dedicação para alcançar seus objetivos

Enzo Gabriel é destaque no Karate regional e conta com doses extras de esforço e dedicação para alcançar seus objetivos

Publicada há 6 anos


Para Enzo, foco e determinação são a chave dosucesso 



Por Lívia Caldeira


Com apenas 9 anos de idade, o karateca Enzo Gabriel Vidotti Bassi tem em seu currículo 68 medalhas de ouro, 16 pratas e 15 bronzes, totalizando 99 medalhas em menos de 4 anos praticando a arte marcial. O atleta é destaque no esporte regional e, depois de todas essas conquistas, garantiu vaga para a final do campeonato brasileiro de karatê, que será realizado em outubro deste ano no estado da Bahia.  Ele descobriu seu talento para o esporte em cima do próprio tatame, onde começou a praticar a arte macial aos 5 anos de idade incentivado pelo avô. 


O garoto de poucas palavras e muitas vitórias, que também sonha em ser engenheiro mecatrônico, conta que o karatê é muito mais que um esporte para ele, fornece a oportunidade de formação de caráter, disciplina e controle emocional. “Eu aprendi valores para a minha vida, hoje eu sou muito mais responsável, dedicado e tenho foco em tudo que faço”. Em entrevista à Reportagem de “O Extra.net”, Enzo conta sobre a sua rotina de treinos diários  e toda o esforço e dedicação para trazer para casa a centésima medalha.




EXTRA: Quando e como nasceu a paixão pelo Karate?

ENZO: Comecei a praticar Karate quando eu tinha 5 anos. Eu fui muito incentivado pelo meu avô, ele sempre me levava junto com ele para ver competições. Essa questão do respeito que existe nesse esporte eu já achava muito legal. Depois, além do meu avô, meus pais e meu sensei Joaquim Gonçalves (professor da modalidade) do grupo AZK (Associação Zanon de Karate) também começaram a me dar muito apoio pra eu levar a sério os treinos e me dedicar. Também me inspiro até hoje no meu ídolo, o Marco Aurélio, da seleção, que já foi campeão brasileiro várias vezes.

 

EXTRA: Quais são as próximas competições da sua agenda?

ENZO: Agora vou disputar um campeonato em Nova Andradina dia 24 de junho, que é a segunda etapa do Campeonato Estadual da FKMS (Federação de Karate do Mato Grosso do Sul). Eu estou treinando e me preparando muito, a expectativa é grande e estou ansioso também porque quero chegar a minha centésima medalha.


EXTRA: Como é a sua rotina de treinos?

ENZO: Eu treino tanto no centro quanto aqui em casa, meu pai me ajuda. Sempre que tenho tempo.  De segunda, quarta, sexta e sábado eu vou aos treinos no Dojo (local de treino de artes marciais) e nos outros dias eu treino em casa mesmo. Acho importante eu treinar nos dias que não é “obrigação”.

 

EXTRA: Como você concilia treinos, campeonatos, estudos e tempo livre para você?

ENZO: Essa é uma pergunta difícil (risos). Eu tento me esforçar bastante, a chave é ser dedicado em tudo e ter força de vontade. E tento aproveitar muito bem cada minutinho do dia. Também me dedico a outras atividades como tocar violão, jogar futsal, faço aualas de inglês...




EXTRA: Quais as maiores dificuldades enfrentadas?

ENZO: Acho que o tempo é o nosso maior inimigo, queria ter mais tempo pra treinar. Tenho que estudar e fazer outras coisas também... Mas sei que o estudo também é importante e não posso deixar de lado. Quero ser engenheiro mecatrônico quando crescer e pra isso vou ter que estudar bastante também.


EXTRA: Qual a importância do karate para a vida do Enzo?

PAI DO ENZO: Eu vejo que ele é um garoto muito mais decidido, é acostumado a tomar decisões rápidas. O karate é um esporte individual, então as decisões que ele tem que tomar, são tomadas sozinho, por ele mesmo. Também tem a questão da estratégia, você tem que encontrar um modo de superar os pontos fortes do seu adversário e driblar seus pontos fracos. A profissão que ele escolheu para o futuro dele, por exemplo, ele escolheu sozinho. Eu e minha esposa nem tínhamos conhecimento dessa profissão, ficamos sabendo por meio do Enzo.  Além disso, ele leva os princípios do esporte para a vida: responsabilidade, foco, ser calmo e paciente, dedicação, disciplina, comprometimento, respeito, ter raça...


EXTRA: Por que você decidiu criar o blog “Enzo Gabriel”?

ENZO: Então, eu tenho esse blog que já está com mais de 11.000 seguidores. Acho legal mostrar para as pessoas a minha rotina de treinos e competições. Isso também me ajudou a ser mais comunicativo e menos tímido.

PAI DO ENZO: Nós também vendemos publicidade no blog, e todo o dinheiro é usado com o Enzo. É como se ele já fosse um trabalhador, trabalha e tem seu dinheirinho, que realmente é dele e colocamos na sua poupança, já pensando no futuro.


De 106 competições, Enzo subiu ao pódio 98 vezes



últimas