Lívio Vono

11 Notícias

11 Notícias

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Publicada há 6 anos

01- Olá a você que está lendo a coluna agora um grande abraço. Para àqueles que estão ansiosos para saber notícias do Fernandópolis Futebol Clube aqui vai uma notícia muito boa. Segundo Fred Jorge, radialista e secretário da Águia, os trâmites legais para a eleição da nova diretoria estão caminhando a passos largos. 


02 - Dentro de aproximadamente quinze dias tudo deverá estar consumado. Aí não se poderá mais perder tempo e dar-se início aos trabalhos de preparação para o campeonato do próximo ano. E assim é que deve ser feito. Iniciar-se os trabalhos com antecedência para quando 2.018 chegar, já no mês de janeiro ter início a preparação do time para a nova temporada. Nos dias de hoje o profissional é inquestionável. 


03 - Com uma preparação antecipada como deverá ser, haverá tempo de se formar uma Comissão Técnica de gente comprometida com aquilo que tem que ser feito. Inclusive com os três poderes do clube, diretoria executiva, conselhos deliberativo e fiscal trabalhando conjuntamente inclusive na busca de jogadores, investidores, formatação de quadro associativo e tantas outras coisas que são necessárias.


 04 - Se não for cumprido um planejamento adequado para se fazer uma campanha digna da camisa, história e tradição que o clube tem no futebol do interior de São Paulo estaremos vivenciando os mesmos percalços e sofrendo com as necessidades de sempre. Aí será “chover no molhado” e realizarmos outra vez campanha decepcionante como em outras oportunidades. Mas pelo trabalho que estamos acompanhando de perto e que já está sendo realizado a esperança é muito grande. 



05 - E a bem da verdade, se estivéssemos disputando a Bezinha neste ano e vendo as equipes que estão na disputa, com um planejamento como deverá ser na próxima temporada, evidentemente que estaríamos na ponta da tabela de classificação e com muitas chances de retornarmos à Série A-3. A temporada deste ano na Bezinha está de dar dó. A maioria esmagadora que está na disputa é muito fraca. 


06 - E por falar em Série A-3, podemos até tomar como experiência este ano o que aconteceu com a Votuporanguense na série A-2. Passou o maior sufoco para não cair de divisão, e olha que nossos vizinhos têm uma estrutura muito boa. Acontece que Séries A e B, ou seja, A-1 e A-2 do futebol de São Paulo são melhores que muitas Séries A-1 deste Brasil afora. Por isso devemos entender que cidades do nosso porte e dos nossos vizinhos com times na Série A-3 já está de bom tamanho. As coisas no futebol de hoje são muito caras. 


07 - E falando em coisas caras no futebol, temos exemplos abundantes até no Campeonato Brasileiro das quatro séries. Para começar a Série “D” do Brasileiro e Série “C” tem regulamento díspares das Séries A.e B. Na Série “D” o campeonato, em sua disputa, já começa com mata- -mata. Nem a Copa do Brasil é assim. A Série “C” é formada em dois grupos A e B de onde saem quatro clubes de cada Série que depois disputarão um Octogonal, em dois grupos novos, para se saber quais serão as quatro equipes que subirão de Série. 


08 - E sabem por que é assim? Por falta de “grana”, segundo a CBF para poder bancar despesas das equipes que disputam estas duas séries do brasileiro. Ora se falta dinheiro para a Confederação Brasileira de Futebol para bancar as Séries “D” e “C”, esta última que tem dois grupos e jogam entre si, dentro dos grupos, para se classificar as quatro equipes que subirão para a Série “B” do próximo ano, como e então para as equipes “pequenas” do futebol deste Brasil varonil ? Repetimos, fazer futebol é muito caro. 


09 - E ainda tem outras coisas bem piores. Muitas vezes, mesmo quem tem muito dinheiro ainda acaba se dando mal. Vários exemplos estão ai na nossa cara. O Internacional gaúcho é um clube se não rico, mas de muito dinheiro. Caiu para a Série “B” este ano do Brasileiro e depois de nove rodadas ainda não conseguiu ficar entre os quatro primeiros com direito a subir à Série A do ano que vem. E olha que tem jogadores de nível nacional e estrangeiro de seleções.


 10 - Na Série A do Brasileirão temos muitos outros exemplos. Só agora com o término da nona rodada e que o rico Palmeiras, campeão brasileiro do ano passado, começa a dar indícios de que poderá brigar pelo titulo. E o rico Flamengo? Está igual ou ainda pior. Até a oitava rodada jogou oito vezes, venceu três, empatou duas e perdeu três. Sem contar o “esquadrão” do Atlético Mineiro que dá uma vergonha atrás da outra nesta temporada. Por isso é que alertamos aqui nesta coluna. A próxima temporada para o FFC tem mesmo que começar agora com a elei- ção da nova diretoria.


 11 - Se você quiser saber mais do FFC e das quatro principais sé- ries do futebol brasileiro assista hoje e amanhã, em reprise, às 12h na tela do Canaldez da TV Cabo Mix na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo a Mesa Redonda do Futebol. Estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC e de Admilson Garcia, diretor deste diário. Até sábado se Deus quiser. OBS: Você sabia que o Votuporanguense, com toda aquela estrutura, só não caiu por causa de um golzinho a mais que marcou???


Lívio Vono, Admilson Garcia e Gil Cipriano, hoje, no Mesa Redonda 





últimas