PROJETO CULTURA

1º Encontro de Corais é amanhã

1º Encontro de Corais é amanhã

Evento é uma das principais atrações do projeto “Férias com Arte”

Evento é uma das principais atrações do projeto “Férias com Arte”

Publicada há 6 anos

SECOM – Prefeitura de Fernandópolis 


A cultura de Fernandópolis está em alta neste mês de julho com diversas atrações no “Férias com Arte”. O projeto cultural teve início no último dia 15 e segue até o final do mês. Neste sábado, 22, a grande atração será o 1º Encontro de Corais, evento que tem como objetivo difundir o trabalho dos corais e conscientizar a comunidade sobre a importância social, educativa e cultural do Canto.


O encontro, que será gratuito ao público, vai ter início às 20h no Teatro Municipal com a participação do ‘Coro Municipal de Fernandópolis’ e do ‘Coral Boca Santa de Marília’, que interpretarão um seleto repertório com os mais variados gêneros musicais.


“O canto é expressão do amor e cantar em coro é uma educação para a vida, práticas como estas fomentam a produção artística. Neste sábado teremos dois grandes corais se apresentando em nossa cidade, um importante evento cultural e aberto a todos. Aproveito para convidar toda população que nos prestigie”, disse Iraci Pinotti, secretária municipal de Cultura.


AS ATRAÇÕES

‘Coro Municipal’   

O Coro Municipal de Fernandópolis iniciou suas atividades em abril de 2016, sob o comando do maestro Sandro Muniz. A princípio como um curso de técnica vocal, logo o perfil das aulas foi substituído por ensaios e os alunos tornaram-se coristas. O Coro Municipal fez seu concerto de estreia em 29 de novembro do ano passado e hoje tem como objetivo promover cultura de forma integrada, onde o munícipe não apenas contemple a produção artística de outros, mas some-se a eles na produção de cultura.

 

 

Breve currículo do Maestro:

O maestro Sandro Muniz é Bacharel em Música com habilitação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp. Antes de assumir o cargo de maestro em Fernandópolis, Sandro Muniz foi maestro e coordenador de Coral no Município de Itapevi e Regente-tutor no projeto Canta São Paulo, atividade essa vinculada ao Teatro Municipal de São Paulo, ao Coral Paulistano e supervisionado pelo maestro Martinho Lutero. 

 

“Boca Santa”

Fundado em abril de 1999, o coral “Boca Santa” tornou-se, em novembro de 2002, coro oficial da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília. Dele participam componentes dos três segmentos da Universidade [discentes, docentes e servidores técnico-administrativos], além de membros da comunidade mariliense e habitantes de cidades próximas. O repertório predominantemente erudito abordado pelo grupo integra um projeto maior, o do aprimoramento do gosto através da prática do canto coral. Por meio da preparação e execução de obras corais clássicas e do convívio balizado pela tarefa prazerosa do bem-cantar, o “Boca santa” tem em mente o refinamento da humanidade de cada um, dos que nele estejam a cantar e dos que estejam a acompanhar-lhe o trabalho, oferecendo-lhes a todos a oportunidade de experimentar um padrão musical de elevado requinte estético.

 

Breve currículo do Maestro

Ubirajara Rancan de Azevedo Marques iniciou-se na música pelo piano, instrumento a que se dedicou por década e meia, tendo estado, de 1969 a 1979, sob a orientação de Souza Lima. Entre 1978 e 1981, frequentou cursos de regência coral e orquestral com Cleofe Person de Mattos, Eleazar de Carvalho, Roberto Ricardo Duarte e Ronaldo Bologna. Como cantor, integrou os Madrigais “Ars Viva”, de Santos, e CORALUSP, de São Paulo. Fundador do “Boca santa”, dirigiu-o de 1999 a 2007, tendo voltado a fazê-lo desde novembro do ano passado. 



Destaque para os corais que se apresentarão neste sábado em Fernandópolis 




últimas