MEIO AMBIENTE

Deputado Carlão Pignatari reúne-se com prefeitos

Deputado Carlão Pignatari reúne-se com prefeitos

Encontro aconteceu em Ouroeste, onde a prefeita dra. Lívia também apresentou o projeto do MIT

Encontro aconteceu em Ouroeste, onde a prefeita dra. Lívia também apresentou o projeto do MIT

Publicada há 6 anos

Assessoria de Imprensa 


O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) reuniu-se com oito prefeitos, nesta quinta-feira (03/08), na cidade de Ouroeste, para discutir sobre a construção de um aterro sanitário para uso de todos os municípios. A recepção foi feita pela prefeita de Ouroeste, Lívia Luana Costa Oliveira (dra. Lívia) e pelo presidente da Câmara, Júlio César Santos, na sede do Poder Legislativo.


Estiveram presentes os prefeitos de Pontalinda – Elvis Carlos de Souza, Indiaporã - Elaine Rocha e o vice Diego, Mira Estrela – Márcio Castequini, Mesópolis – Leandro Polarini, Populina - Adauto Severo, Dolcinópolis – Américo Ribeiro do Nascimento e Guarani d'Oeste - Nilson Timporim Caffer; bem como o vice-prefeito de Ouroeste - Nelcides de Oliveira – Neno; o secretário de Esportes, Laser e Turismo, Silvio Lodete; a diretora de Cultura e diretora do Museu Água Vermelha, Rosângela Ernandes, entre outras pessoas.


O engenheiro Luiz Gustavo Gallo Vilela, da Saev Ambiental de Votuporanga, comentou sobre a importância de se implantar um centro de triagem de resíduos e falou das dificuldades dos municípios com a destinação de detritos em aterros.

O deputado Carlão, que é coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e pelo Desenvolvimento Sustentável – Frepam na Assembleia Legislativa, comentou sobre o Programa de Resíduos Sólidos da Funasa e também da Secretaria estadual de Meio Ambiente que visa contribuir para a melhoria das condições de saúde da população, com a implantação de projetos de coleta, transporte, destinação e disposição final adequada de resíduos sólidos.


O programa, segundo Carlão, apoia a execução de infraestrutura e aquisição de veículos e equipamentos para implantação e melhorias nos sistemas convencionais de gerenciamento de rejeitos, com a coleta e disposição adequada em aterros sanitários, sistemas de gerenciamento de reciclagem com a coleta e manejo em unidades de recuperação de recicláveis e sistemas de compostagem com a coleta e manejo em unidades de compostagem.


Ainda na reunião, a assessora parlamentar Cibeli Moretti e a prefeita Lívia apresentaram o projeto de Município de Interesse Turístico (MIT) de Ouroeste, que já está protocolado na Secretaria estadual de Turismo. O projeto deve seguir para a Assembleia Legislativa para ser votado e ser for aprovado, o município passará a receber, anualmente, aproximadamente R$ 600 mil para investimentos em infraestrutura turística, visando proporcionar mais conforto na recepção aos turistas que, por consequência, gerará empregos e renda para a população da cidade.

Os presentes ainda puderam conhecer o Museu Cultural e Arqueológico - Água Vermelha, que guarda peças valiosíssimas da cultura indígena e ossadas humanas das tribos Caiapó e Guarani, que viveram na região.


"Foi um encontro muito proveitoso, com debates sobre o aterro sanitário, de interesse de todos os prefeitos presentes, próximos a Ouroeste, e também sobre o projeto de Município de Interesse Turístico", comentou, ao final do encontro, o deputado Carlão Pignatari.


'Foi um encontro muito proveitoso", comentou o deputado 





últimas