Sérgio Piva

As quatro operações do Ser

As quatro operações do Ser

Por Sérgio Piva

Por Sérgio Piva

Publicada há 6 anos

O ser humano é incrível, consegue ser fantástico e abominável ao mesmo tempo. Traços que podem ser encontrados em grupos inteiros e principalmente nos indivíduos.


Apesar de haver qualidades e defeitos em todas as pessoas, há uma predominância de um comportamento, um traço de personalidade latente em seus pensamentos e ações que permeiam suas capacidades e habilidades, que ousei classificar quem quatro tipos matemáticos.


Adição - Qualidade de inúmeros seres humanos. Eles têm a habilidade e capacidade de juntar amigos, reunir grupos, somar esforços, promover encontros entre pessoas desconhecidas, fazendo-os tornarem-se colegas e até grandes amigas. Agregar parece ser a atitude inerente na vida desse tipo de pessoa.


Multiplicação - Outro fator preponderante da personalidade dos seres humanos. Talvez possa ser mais nítido quando observamos a multiplicação de bens materiais, característica de alguns empresários, considerados de sucesso. No entanto, há pessoas que multiplicam sentimentos, obras, ideias, ações, trazem crescimento aos ambientes onde estão ligados, numa proporção que acrescenta grandes quantidades de benesses.


Não esqueçamos, porém, que existe o fator negativo dessas duas operações. É possível somar e multiplicar miséria, ódio e destruição. Habilidades e capacidades podem ser usadas tanto positiva quanto negativamente.


Subtração - Há tantas pessoas que possuem a capacidade de subtrair coisas de outras. Furtar bens materiais, tirar a felicidade, afastar a paz interior, ocultar sentimentos. Seres humanos nocivos ao convívio grupal e para si mesmos, pois se apropriam sempre da parte negativa de outras pessoas nos seus relacionamentos.


Divisão - Também uma característica dominante na vida de muitos. Pessoas especialistas em dividir opiniões, desunir conjuntos de pessoas, apartar amizades. Indivíduos que são capazes de desestabilizar ambientes harmoniosos minutos após sua chegada. Uma força negativa incrível para desfazer concórdia e tranquilidade em qualquer recinto.


Da mesma forma que as operações anteriores, essas duas últimas têm seus opostos, seu lado positivo. Em pequena proporção, dado sua natureza contraproducente nos aspectos relacionais apresentados. Assim, há boas almas que são capazes de subtrair a tristeza e desânimo da vida de outras pessoas. Não precisam falar qualquer palavra, apenas sua presença iluminada é suficiente para trazer paz e alívio. Outras que, facilmente, dividem com você suas angústias, seus medos, suas cargas fretadas pela vida, pelo carma, pelo destino, ou qualquer outro nome que queira atribuir aos acontecimentos cotidianos.


Qualquer que seja a tendência aritmética do nosso ser, além da possibilidade de mudança, extremamente difícil, mas não impossível, o importante é o resultado da operação na matemática de nossa existência.




últimas