PRIMEIRAS PALES

'SAMU nas Escolas' orienta jovens da rede pública estadual sobre serviço

'SAMU nas Escolas' orienta jovens da rede pública estadual sobre serviço

Profissionais da unidade desenvolvem diversas ações de prevenção e orientações na cidade e região

Profissionais da unidade desenvolvem diversas ações de prevenção e orientações na cidade e região

Publicada há 6 anos

SECOM 


Conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - 192 é a principal proposta do programa “SAMU nas Escolas”, reativado em Fernandópolis no início deste mês de agosto.  

Nesta nova etapa, o projeto é destinado em especial para adolescentes da rede pública estadual, que serão orientados sobre o funcionamento do SAMU, bem como os meios de acionar corretamente os serviços da unidade, noções de primeiros socorros e os danos causados pelos trotes telefônicos, ação que sobrecarrega o número de ligações e ocasiona o deslocamento de equipes para atendimento de ocorrências falsas, o que prejudica o trabalho dos profissionais socorristas.

Na primeira semana de orientações, muitos alunos tiraram suas dúvidas e demonstraram interesse pelos temas abordados. “O projeto ‘SAMU nas Escolas’ é uma ferramenta fundamental para reduzir os trotes. Nossa principal proposta é difundir as informações com os alunos para que se tornem multiplicadores dessas ideias entre os colegas”, comentou a coordenadora do SAMU, Rosimeire Hernandes.


SAMU EM AÇÃO

Além do atendimento de urgência e emergência, o SAMU Fernandópolis desenvolve um projeto de conscientização e orientação com a população. Recentemente, a base descentralizada de Ouroeste realizou um programa levando o treinamento às Unidades Básicas de Saúde e Pronto Socorro. A ação se estendeu também para os municípios de Guarani d'Oeste e Indiaporã.

A equipe SAMU também esteve presente na Elektro, participando com um simulado da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho); na ETEC, em uma visita técnica com os alunos que aprenderam noções de primeiros socorros, com uso de ambulâncias e no CEADS, realizando orientações práticas e teóricas às adolescentes estagiárias sobre Ovace e Crise Convulsiva.

  

Já nos municípios de Populina, Estrela d’Oeste e Turmalina foram realizados treinamentos com o tema PCR (Para Cardiorespiratória em Adulto), com base nas atualizações das diretrizes da American Heart Association, com a ministração de aulas teóricas e práticas, abordando a importância de um atendimento de qualidade para o paciente, de acordo com o protocolo de suporte básico e avançado de vida.





Adolescentes mostraram interesse pelo tema e participaram das simulações   





últimas