Lívio Vono

11 Notícias

11 Notícias

Por Lívio Vono

Por Lívio Vono

Publicada há 6 anos

01 - Olá um grande abraço por estar conosco neste espaço do nosso diário no dia de hoje. Terminado o primeiro turno do Brasileirão é hora desta coluna lhe presentear com informações que você possa ainda não ter detalhado. Vamos fazer um Raio-x do campeonato para que nossos leitores e leitoras possam fazer uma análise de quem é quem e como será o dia cinco de dezembro de 2017. A coluna acredita que neste dia teremos corintianos morrendo de rir. De forma merecida.


02 - Então vamos lá. Com os dados que virão a seguir e os números a serem apresentados, o prezado leitor ou leitora vai entender porque o Timão fez a melhor campanha de todos os tempos até aqui no Brasileirão. Antes do campeonato ter início quem você daria como “grandes favoritos” aos titulo desta temporada? Sejamos verdadeiros e sem tendência de ser torcedor deste ou daquele time e pelos caros elencos seriam os seguintes, e pela ordem.


03 - Flamengo ou Palmeiras, Atlético MG, Grêmio, São Paulo e Cruzeiro. Ou não seria isso? Seria, o Corinthians que era chamado de quarta força do futebol paulista? Seriam sim, todos este 5 times citados anteriormente e que você acabou de ler mais o Timão evidentemente. Hoje, terminado o primeiro turno, se você somar os pontos de São Paulo, que está absurdamente na zona de rebaixamento e tem 19 pontos ganhos em 19 rodadas com os pontos do caríssimo Galo mineiro que tem 23 pontos, não dá a pontuação do Timão que somou 47. Então tá.


04 - Se somarmos a pontuação do Cruzeiro com a do São Paulo também ainda não dá a pontuação do líder (47 contra 46). E olha que estamos falando e comparando três das maiores forças do futebol brasileiro que são Cruzeiro, Atlético MG e São Paulo que já ganharam duas, uma e três Libertadores. O São Paulo, inclusive, com três mundiais de clubes no currículo. Não se pode esquecer que há três anos Belo Horizonte era considerada a capital do futebol brasileiro.


05 - Vejam estes números: o Timão tem 14 vitórias, é o que mais venceu, em seguida vem o Grêmio com 12, Palmeiras e Santos com 10 e Sport com oito. Cadê o Flamengo? Vem em quinto lugar com sete vitórias. Só no cheirinho. Lembrando que o Corinthians está invicto, não perdeu ainda. O time do cheirinho é o que mais empatou, oito vezes seguido por Fluminense e Botafogo RJ com sete empates. O item que o Timão perde, por sinal para o Grêmio é em gols marcados: 35 por 32, mas ganha por apenas nove conta 18 do Grêmio.


06 - Em termos de aproveitamento o Corinthians tem assustadoramente 82%, Grêmio 68% o que não é pouco a bem da verdade, Santos 61%, Palmeiras 56%, Flamengo 51%, Sport 49%. Estes são os seis melhores classificados. Outro detalhe interessante: o Timão tem 85% de aproveitamento, fora de casa, contra 80% no Itaquerão. Não deixa de ser uma mostra que o time foi preparado para jogar no contra ataque e está fazendo a lição certinha.


07 - Outro detalhe interessante a ser abordado. Se o mundo virar de ponta cabeça e o Corinthians perder todos os jogos do returno ainda não será rebaixado e sabe por que ? Todos os anos, na maioria das vezes, quem chega a 45 pontos ganhos não cai para a segundona, certo? Nesse quesito é bom são-paulinos e atleticanos de Minas e Goiás colocarem suas “barbas de molho” porque o perigo mora ao lado. Chapecoense, Ponte Preta, Bahia e Vasco que se cuidem também.


08 - Pelos números mostrados fica evidente que se um favorito ao título não vencer a maioria dos jogos fora de casa no Brasileirão dificilmente vai chegar ao caneco. Prova disso é mostrado aqui nesta coluna com a campanha do Timão com 85% fora de casa e 80% no Itaquerão. O que será de São Paulo e Atlético MG, dois grandes do futebol sul-americano este ano quanto a possibilidade de serem rebaixados? Segundo a coluna, as chances são grandes. Os números não mentem.


09 - O Atlético tem 23 pontos ganhos com seis vitórias, cinco empates e oito derrotas. Marcou 19 gols e sofreu 23, tem aproveitamento total de 40% com apenas 27% em casa e 56% fora; o São Paulo tem 19 pontos ganhos com cinco vitórias, quatro empates e 10 derrotas, tendo aproveitamento total de 33%, sendo 56% em casa, e míseros 13% fora. A situação do São Paulo é pior do que a do Galo, mas ambos neste final de primeiro turno têm campanhas de times rebaixados.


10 - LIBERTADORES: E agora José? Como é que fica? Os três milionários do futebol brasileiro Palmeiras, Flamengo e Atlético MG desclassificados. Título para eles só vaga para a Liberta de 2018. E assim caminha o futebol brasileiro a reboque de times "mequetrefes" da América do Sul. Não se podendo esquecer que outro "gigante" do futebol tupiniquim, Corinthians, nem disputou a Libertadores este ano, Flamengo saiu na fase de grupos, Verdão e Galo nem ficaram entre os oito melhores. Ano que vem tem Copa do Mundo.


11 - Hoje a partir do meio dia tem Mesa Redonda no Canaldez, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo. Estarei ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, de Admilson Garcia deste diário e de Odvaldo Mão falando também de basquete. Até sábado se Deus quiser.


Lívio Vono, Admilson Garcia, Gil Cipriano e Odvaldo Mão estarão hoje, a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez 





últimas