LIDERADA POR PI

Câmara homenageia Dia da Imigração Chinesa no Brasil

Câmara homenageia Dia da Imigração Chinesa no Brasil

Publicada há 6 anos

Assessoria de Imprensa - Fausto Pinato 


A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, 15, às 10h no Plenário Ulysses Guimarães Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Imigração Chinesa. 


O evento contará com a presença do Embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, deputados, senadores, associações sino-brasileiras e autoridades dos dois Países. A homenagem a data marca a chegada oficial de chineses a São Paulo, em 15 de agosto de 1900.


"Nada mais justo que celebrar a presença e a contribuição dos chineses ao Brasil com a instituição de uma data nacional que reverencie a memória e a história da imigração e da amizade com aquele País que se tornou nosso maior parceiro comercial", disse Pinato, coordenador na Câmara da Frente Parlamentar Brasil-China.


Um Projeto de Lei (8212/2017) já tramita na Câmara dos Deputados para oficializar o 15 de agosto, o Dia Nacional da Imigração Chinesa. O Projeto é também de autoria do deputado federal Fausto Pinato.


História

De acordo o projeto de lei, a data marca a chegada oficial de chineses a São Paulo, em 15 de agosto de 1900. Um grupo formado por 107 pessoas desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, para, mais tarde, chegar à capital paulista em busca de empregos e oportunidades.


A imigração para o Brasil foi retomada nos anos 1950, quando chineses fugiram da chamada "Revolução Comunista de 1949". Vivem atualmente o Brasil cerca de 200 mil chineses.



Evento será amanhã no Plenário Ulysses Guimarães 





últimas