Erica Cristina

O que é Liang Gong?

O que é Liang Gong?

Por Erica Cristina Tazinaffo - Fisioterapeuta

Por Erica Cristina Tazinaffo - Fisioterapeuta

Publicada há 6 anos

O Liang Gong (técnica chinesa para alivio de dores) em 18 Terapias é uma proposta chinesa de exercícios adaptada aos nossos tempos.


 A globalização das economias trouxe uma série de novas atividades para a população que causou muitas doenças ocupacionais. Desse modo, o Dr. Zhuang Yuen Ming médico ortopedista especializado em traumatologia e considerado, na China, um dos 100 melhores médicos na sua área.


 Desenvolveu o Lian Gong, uma prática que reúne os conhecimentos da sua clínica médica com o saber milenar das artes corporais chinesas.


Os movimentos foram desenvolvidos de acordo com as características anatômicas e fisiológicas de cada região do corpo, considerando-os dentro do organismo como um todo, são exercícios fáceis de abrir, fechar, expandir e recolher o corpo que induzem uma sincronia da respiração, uma vez que ela deve ser espontânea. Como cuidados na realização, deve-se procurar em conquistar gradativamente maior amplitude de movimento, além de realizar lentamente cada movimento para a musculatura relaxar e soltar. As vantagens são: fortalecer o sistema imune; fortalecer o corpo; recuperar a vitalidade fisiológica; manter a função pulmonar adequada; melhorar a função do sistema digestivo; ativar a circulação; prevenir dores e doenças; retardar o envelhecimento.


 Além da prevenção das dores nas articulações das extremidades, tenossinovites, bursites e disfunções dos órgãos internos, a prática desta ginástica também se apresenta como uma forma de prevenir o enrijecimento articular e muscular; a perda de força durante pequenos esforços; o risco de quedas; a perda do equilíbrio e a dificuldade de locomoção causada pela inatividade.


O movimento, oportunizado pelo exercício físico, é um fator de autoconhecimento que contribui para melhorar a autoestima e aumentar a capacidade de autocuidado, possibilitando a abertura de novos horizontes e maior participação social.


O pioneirismo das 18 Terapias está em resgatar os exercícios físicos como um recurso tradicional que, além de prevenir e contribuir no tratamento das doenças faz com que o individuo/paciente tenha meios para deixar de ser passivo e se torne ativo em sua própria saúde ou doença se for este o caso. (Fonte: Livro Liang Gong em 18 Terapias).




últimas