ALERTA!

Família é alvo de golpe dentro de hospital

Família é alvo de golpe dentro de hospital

Publicada há 6 anos

Por Diário da Região 


Uma família de Urupês procurou a polícia neste domingo para denunciar a tentativa de um golpe. Com a filha de 1 ano e sete meses internada no hospital Beneficência Portuguesa, os pais foram alvo de golpistas que se passaram por médicos para tentar arrancar dinheiro da família.


A mãe da criança, uma dentista de 26 anos, afirma que ela e o marido levaram a filha para o hospital para tratar de anemia e uma febre alta. A criança ficou internada de quinta-feira, dia 10, até a manhã de segunda-feira, dia 14.


Na tarde de domingo, o estelionatário ligou no quarto em que o bebê estava internado, identificou-se como médico, e dizia que era necessário que a família depositasse R$ 2,9 mil em uma conta bancária pessoal, no Banco do Brasil, para custear um exame sofisticado que iria verificar se a criança tinha câncer.


“Eles ligaram no telefone do quarto, uma linha externa, que não passa pelo PABX. Quem atendeu a ligação foi meu marido. O tal médico tinha muitas informações sobre todos nós e minha filha. Disse que o dinheiro seria para pagar o tratamento que não era coberto pelo meu plano de saúde”, diz a mãe.


O casal evitou o golpe ao entrar em contato com funcionários de plantão da administração do hospital, que imediatamente descartaram qualquer cobrança e avisaram que a ligação telefônica era parte de um golpe. “Resolvemos registrar um boletim de ocorrência para ver se a polícia consegue identificar quem são estes golpistas. Esperamos que eles sejam presos em breve para evitar que mais pessoas sejam vítimas”, diz a dentista. 


Cuidado

A administradora do Hospital Beneficência Portuguesa, Marilene Olivieri, afirma que desde o ano passado os pacientes têm sido alvo dos golpistas, mas que este caso registrado no final de semana é o primeiro de 2017. “Todos os funcionários estão treinados para orientar os pacientes contra o golpe. Todos os impressos, desde a internação, trazem alertas contra os golpistas, mas eles ligaram direto no quarto porque sabem que estas ligação não passam pelo PABX”, comenta a administradora.


Marilene afirma que assim que foi comunicada da tentativa de estelionato, a direção do hospital ligou para todos os quartos para avisar pacientes e familiares sobre os golpes.


A Polícia Civil orienta para que todos pacientes e usuários tomem cuidado com telefonemas, no hospital ou mesmo em casa, de supostos médicos ou funcionários de plano de saúde, que exigem pagamento em dinheiro.


Hospitais em alerta

Por meio de nota, o Hospital de Base de Rio Preto afirmou que está ciente que várias tentativas de golpes estão acontecendo em hospitais de todo o País, por isso toma medidas preventivas para que seus pacientes não sejam vítimas, tais como orientações verbais e impressas durante a internação; banners com mensagens de alertas nas portarias das suas unidades; orientação via telefonistas e funcionários.


“Aproveitamos para reiterar que a Funfarme e suas unidades, tais como HB e HCM, não solicitam dinheiro para tratamento, exames e demais procedimentos. Sempre que o paciente ou familiar tiver dúvida, ele pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone (17) 3201-5000”, conclui a nota.





últimas