Josanie Branco

Ao sentir o amor

Ao sentir o amor

Por Josanie Branco - Assistente Social e Jornalista

Por Josanie Branco - Assistente Social e Jornalista

Publicada há 6 anos

Saber demonstrar sentimentos é uma das habilidades mais importantes nos relacionamentos, entretanto, muitas pessoas, principalmente depois de uma convivência mais longa, acreditam que não precisam comprovar suas emoções, esquecendo-se que dar aos demais a atenção que queremos para nós é algo essencial. Se apreciamos uma pessoa devemos fazer o possível para demonstrar isso e fazê-la feliz. 


Quem ama deve demonstrar esse amor. Não é necessário dar presentes mirabolantes, realizar atos heroicos ou dizer a cada minuto o quanto se ama, a chave está na sinceridade e, sobretudo, que nós percebamos o comportamento do outro como íntegro e autêntico. Receber e expressar carinho é parte da nossa saúde afetiva.  Os relacionamentos crescem mais fortes quando compartilhamos as coisas, seja com um parceiro amoroso, com a família, ou com um bom amigo. Mas, não podemos obrigar ninguém a nos comprovar o quanto nos ama da maneira que desejamos.  


As pessoas precisam da espontaneidade que surge nos pequenos detalhes e grandes momentos, na magia que não se planeja, mas que simplesmente acontece. O carinho, o afeto e o amor podem ser demonstrados de muitas formas diferentes. No entanto, todas elas devem ser significativas para nós. Cada um tem as suas próprias necessidades de cuidado, reconhecimento, intimidade e paixão que são a base de relacionamentos saudáveis, estáveis e felizes. Se não houver reconhecimento nem demonstrações cotidianas de afeto, a relação, seja ela qual for, esfria.


Existe sempre uma maneira alegre, divertida e carinhosa de expressar seu amor, não é necessário esperar por um momento propício, uma data significativa ou algo parecido, atitudes espontâneas, sem nenhum outro motivo que não seja manifestar amor, têm efeito muito positivo em qualquer relação. Assim, ter momentos de dedicação exclusiva ao amor é construir felicidade. Dizer “Eu te amo” demonstra comprometimento e um forte sentimento em relação à outra pessoa. Quando essas palavras são ditas para você, lhe proporcionam uma sensação de acolhimento quase indescritível.


 Embora essas expressões sejam especiais, há formas de demonstrar amor sem a necessidade de verbalizar tal sentimento. Quem ama deve demonstrar isso todos os dias das formas mais simples, sem artifícios, de maneira livre e espontânea. Nós também devemos nos preocupar com estes pequenos detalhes que edificam a vida, e com o que realmente importa para cada um de nós. Ninguém perde nada por demonstrar afeto, muito pelo contrário, todo amor que oferecemos nos torna maiores, mais plenos, mais íntegros com nós mesmos e com o próprio mundo. Demonstrar os sentimentos é um ato de coragem, quando revelado de forma verdadeira. “Amor nunca é demais, demonstrá-lo, tampouco!”




últimas