EM JALES

Com testemunhos e 'provas de fé', fiéis rumam à 'Romaria Diocesana'

Com testemunhos e 'provas de fé', fiéis rumam à 'Romaria Diocesana'

Publicada há 6 anos

Da Redação 


No próximo domingo, dia 20, a Diocese de Jales realizará a 33ª Romaria Diocesana da cidade, comemorando seus 57 anos de caminhada completados no último dia 15, além de fazer parte das solenidades da Padroeira 'Nossa Senhora da Assunção'. O início está previsto para às 14h, em frente ao Lar Transitório São Francisco de Assis, próximo da Facip. São 33 anos de história, com muitas graças e benção recebidas por muitos fiéis que deixam seu testemunho expressando a sua fé. 


Há 13 anos, na 20ª Romaria Diocesana, no ano de 2004, Senhor Osmar Tozarini, hoje com 55 anos, manifestou sua fé de uma forma grandiosa, espontânea e com suas intenções pessoais, iniciando uma peregrinação de sua cidade, Urânia, caminhando descalço, apenas com seu rosário, uma garrafinha d'água e em jejum seguiu até a cidade de Jales, pelas estradas de terra, rumo à Romaria Diocesana. “No segundo ano de minha caminhada, ainda peregrinei sozinho, e em um determinado momento percebi que não conseguia mais continuar com minhas orações, e chegando próximo a uma encruzilhada me deparei com um montante de lixo depositado no meio da estrada, com revistas e livros, e em minha curiosidade humana resolvi dar uma olhada no que tinha ali. Entre a muitos livros encontrei um livro de terços, com cânticos e orações que me deram força e esperança para continuar a caminhada”, recordou o Senhor Osmar.


O seu livro de terços encontrado na estrada é seu companheiro até hoje, e em todas as peregrinações relata seu testemunho aos demais peregrinos. Sua força e coragem entusiasmou outros fiéis que permanecem com o ato de fé até hoje, em número crescente a cada ano. Com o testemunho de muitos que começaram a participar da peregrinação, o fiel Marcos Soratto, de Santana da Ponte Pensa, resolveu ir mais além, iniciar uma peregrinação de três dias começando na sexta-feira, saindo a pé de Santa Fé do Sul, passando por Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Salete e Urânia, até a cidade de Jales.


“Conhecendo a Estrada Boiadeira, que era o único caminho que existia na época dos antigos povoados e que ela cortava todos os municípios de nossa região, partilhei a ideia com o Padre Mário Roberto Faria para iniciarmos nossa caminhada aqui na Diocese, no ano passado, por ocasião da Romaria Diocesana, partindo de Santa Fé do Sul, da Vila Mariana, Capela de Nossa Senhora Aparecida”, disse Marcos. Neste ano, a peregrinação até a cidade de Jales terá início na sexta-feira, dia 18, às 8h, saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida, chegando a Urânia no sábado para pernoitar. No domingo, os peregrinos sairão rumo à Romaria Diocesana de Jales às 6h, do Campo Municipal.


No próximo domingo, dia 20, a Diocese de Jales realizará a 33ª Romaria Diocesana da cidade 





últimas