LANÇAMENTO

Livro celebra 50 anos da CDHU no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social

Livro celebra 50 anos da CDHU no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social

Publicada há 6 anos

Da Redação 


O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, lançou nesta terça-feira (22/8) o livro "CDHU 50 anos", que conta a história da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. Com mais de 521,5 mil moradias construídas para famílias de baixa renda em suas cinco décadas de atuação, ela é a maior companhia habitacional do país. "A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano é um exemplo para todo o Brasil. Este é um livro que conta principalmente as inovações que a CDHU implantou na área da habitação de interesse social", disse o secretário Rodrigo Garcia, durante o lançamento realizado na abertura do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, da ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação), no Novotel Jaraguá, na Capital. 


A CDHU surgiu inicialmente como Caixa Estadual de Casas para o Povo (CECAP), em 1964. Desde então, a empresa estadual elaborou e amadureceu diversas técnicas e metodologias de trabalho ao longo de suas cinco décadas. Ela desenvolveu técnicas para a racionalização do uso de materiais, eficiência energética, economia de água e outros itens imprescindíveis na produção atual de habitações de interesse social. "A CDHU soube se reinventar em tempos difíceis. Isso aconteceu inicialmente com a falência do BNH, para construir unidades habitacionais em São Paulo e continua se reinventando", afirmou Marcos Penido, secretário de Serviços e Obras da cidade de São Paulo, que é também funcionário de carreira da CDHU e ex-presidente da empresa. 


A Companhia é referência nacional e internacional na produção de unidades de interesse social, com diversas premiações. As mais recentes são o Selo Mérito 2017, que será entregue na quinta-feira (24/8) no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, e o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, concedido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados. Muito mais que uma casa, a CDHU realiza obras urbanização, com implantação de infraestrutura urbana, que além garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas, contribui também com requalificação urbana e recuperação ambiental de bairros e municípios. Também oferece projetos sociais que atuam antes e depois da ocupação do prédio, com palestras sobre convivência e oficinas de gestão condominial e atividades socioeducativas. 



TECNOLOGIA 

Da entrega do primeiro conjunto de 20 casas no município de Paulo de Faria para famílias vitimadas pela doença de chagas até hoje, a construção de moradias foi uma constante evolução. O atual padrão traz uma série de melhorias para tornar a moradia mais confortável e segura, proporcionando maior bem-estar a seus mutuários. As unidades habitacionais também são projetadas com tecnologias que economizam água e energia elétrica. O aquecedor solar para a água do chuveiro, que além de minimizar impactos ambientais, reduz em até 30% a conta de consumo de energia elétrica. Também são utilizados equipamentos redutores de consumo de água, como bacias sanitárias com volume de descarga menor e torneiras com arejadores que diminuem o fluxo de água. As moradias contam ainda com pé-direito alto, com 2,60 metros, que permite aproveitar a ventilação e a iluminação natural. 


Todo o interior das casas conta com laje e a área de serviço é coberta. O telhado tem estrutura metálica. O acabamento é feito com piso cerâmico em todos os ambientes e azulejo até o teto nas áreas molhadas. A casa é projetada com conceitos de acessibilidade do Desenho Universal, que permite a circulação de moradores com deficiência ou mobilidade física temporária ou permanente por todo o imóvel. Isso também beneficia pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças. Os cômodos contam com espaço para girar cadeiras de roda, corredores largos, janelas em altura que permitam visão externa, vãos de 90 cm, portas com 80 cm de largura, banheiros acessíveis e não há degrau no imóvel. O evento também contou com a presença do presidente interino da Companhia, Carlos Alberto Fachini, do ex-secretário da Habitação, Adriano Branco, e de Luiz Antônio Carvalho Pacheco, Lair Krähenbühl e Antônio Carlos do Amaral, que também já presidiram a empresa, além de Fernando Chucre, secretário de Habitação da cidade de São Paulo.


últimas