FEF E EELAS

Parceria resulta em projeto 'Ampliando Conhecimentos através de Pipas'

Parceria resulta em projeto 'Ampliando Conhecimentos através de Pipas'

Publicada há 6 anos

Por Lorraine Hibbeln 


Recentemente, integrantes da Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares (EELAS), coordenadores, professores e alunos da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) realizaram a culminância do projeto “Ampliando Conhecimentos através de Pipas”, com campeonato realizado no estádio municipal de Fernandópolis.


“Foi bonito de ver, desde a saída de casa já encontrávamos crianças e adolescentes com suas diferentes pipas pelas ruas da cidade. Também foi um grande diferencial a presença dos familiares”, disse Carlos Cabral, diretor da escola EELAS.


Segundo ele, o projeto é resultado de uma parceria entre a EELAS/FEF e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

  

SOBRE O PROJETO 

O projeto tem como objetivo geral estimular o aprendizado, por meio de uma atividade colaborativa e lúdica entre os membros da comunidade escolar, visando resgatar a cultura da construção da pipa. No entanto, além do objetivo geral, “temos especificidades nos diferentes componentes curriculares, como por exemplo, em Educação Física é evidente o objetivo do resgate da cultura popular, cultura essa, praticamente extinta com o advento da tecnologia, do crescimento urbano, da falta de segurança e muitas vezes da ausência de espaços públicos de lazer”, explicou Cabral. 


O projeto também contribui na disciplina de matemática, de modo que os professores possam aprofundar os conceitos de geometria com o cálculo de áreas, perímetros, ângulos, semelhanças de figuras, entre outras atividades.

 

AÇÃO SOLIDÁRIA

De acordo com o diretor da escola EELAS, além da aprendizagem significativa, este ano os participantes do campeonato realizaram uma ação solidária. “No ato da inscrição os estudantes doaram uma peça de roupa para o Bazar Beneficente da VOLFER, que acontecerá em breve”, destaca. 


Para cada modalidade foram disponibilizadas três premiações para 1°, 2° e 3° lugar. Ainda conforme Cabral, para o próximo ano, a equipe já está pensando em ampliar a participação de outras escolas de Fernandópolis. “Aproveitamos para agradecer a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do evento”, finaliza.

 

Professores, estudantes e um dos alunos premiados ao ladodo pai  





Alunos participantes do Pibid juntamente com o diretor daescola EELAS, Carlos Cabral, e estudantes vencedores na categoria “Voar maisalto”, ocupando o 3º lugar 






últimas