Erica Cristina

Treinamento (reabilitação) e o profissional da Fisioterapia

Treinamento (reabilitação) e o profissional da Fisioterapia

Por Erica Cristina Tazinaffo - Fisioterapeuta

Por Erica Cristina Tazinaffo - Fisioterapeuta

Publicada há 6 anos

COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional)


É uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6316, de 17 de dezembro de 1975 com objetivo de normatizar e exercer o controle ético, científico e social das atividades da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional e das empresas prestadoras de tais tipicidades assistenciais ao meio social.


  • O COFFITO, seguindo as suas atribuições legais, e a fim de trazer orientações ao exercício profissional da Fisioterapia, publicou, no Diário Oficial da União do dia 3 de outubro, o Acórdão nº 497, que reconhece o treinamento funcional como uma ferramenta para o desenvolvimento de capacidades e que, portanto, pode ser considerado como competência do profissional fisioterapeuta. Para fundamentar o Acórdão, o COFFITO colheu manifestações das Associações Científicas da Fisioterapia que reconhecem o treinamento funcional como técnica própria, mas não exclusiva, do profissional fisioterapeuta. O treinamento funcional não é prática exclusiva do profissional fisioterapeuta, assim como não foi dada exclusividade a outra profissão.

  • A atuação do fisioterapeuta ao empregar o treinamento funcional é a da prevenção de lesões, como requer o próprio Decreto-Lei nº 938/1969, em que a norma de conteúdo aberto permite que o profissional fisioterapeuta restaure, bem como desenvolva e conserve, a capacidade física do paciente, nos termos do art. 3º do decreto supra, a saber: “É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do cliente.”

Atividade física traz inúmeros benefícios, mas, sem orientação, equipamento e preparo adequado, pode causar doenças. O sedentarismo é um dos principais males da vida moderna e é gerador de diversas doenças como problemas cardíacos e de coluna, casos de diabetes e cânceres de mama e de cólon. Esta é uma constatação de diversas pesquisas em saúde e avaliação de médicos, como cardiologistas, ortopedistas, endocrinologistas e professores de educação física e Fisioterapeutas. Apesar da prática do exercício físico ajudar a evitar esses males, especialistas alertam para os cuidados na hora de iniciar uma atividade.A falta de uma orientação médica e de um profissional capacitado podem ocasionar problemas ortopédicos como distensão muscular, dores articulares agudas, lombalgias, tendinites e várias outras alterações físicas como arritmias, tonteiras e câimbras. O início de exercícios sem cuidados pode levar à morte súbita. O primeiro passo é fazer um checkup médico para ver se a pessoa pode ou não pode realizar determinada atividade física


“Por que um exercício é bom para uns e péssimo para outros, causando lesões e problemas articulares? Por uma única razão. Não somos iguais uns aos outros”; como iniciar um treinamento funcional em grupo sem avaliações e fazer os mesmos exercícios que outras pessoas já fazem a mais tempo que você? Por isso as clinicas de reabilitações estão cheias de clientes com dores em joelhos e coluna vertebral.


Procurem profissionais capacitados e que tenham cursos especializados em treinamento funcional, cuidado com o mais BARATO, quase sempre o BARATO sai caro para seu corpo, como lesões irreversíveis, atividades em grandes grupos,  o profissional não consegue corrigir todos e com isso os clientespodem fazer uma lesão ou executar um exercício errado.




últimas