DIAGNÓSTICO E

Doença de Fabry é tema de palestra para profissionais de saúde

Doença de Fabry é tema de palestra para profissionais de saúde

Evento reuniu o prefeito Adilson Segura, médicos e enfermeiros de Valentim Gentil e de outras cidades

Evento reuniu o prefeito Adilson Segura, médicos e enfermeiros de Valentim Gentil e de outras cidades

Publicada há 6 anos

 Assessoria de Imprensa de Valentim Gentil   


Valentim Gentil sediou, na noite da última terça-feira, 19, uma palestra com o médico nefrologista Dr. Osvaldo Merege Vieira Neto, do Serviço de Nefrologia de Ribeirão Preto (SENERP), sobre o diagnóstico e tratamento da doença de Fabry.


A palestra aconteceu na Câmara Municipal e atraiu a presença de autoridades locais, como o prefeito Adilson Segura, além de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde de Valentim Gentil e outras cidades, como a equipe do setor de diálise da Santa Casa de Votuporanga.


Valentim Gentil, inclusive, foi escolhido como centro de diagnóstico e tratamento da doença por haver casos de pacientes portadores de Fabry na cidade e na região.


Vale ressaltar o município possui, atualmente, profissionais capacitados para atuar na detecção da doença, dentre eles a enfermeira Josiane da Cruz Belém Risetto, que explica que o diagnóstico é feito mediante coleta de sangue, cuja amostra é enviada para análise na Alemanha.


Se confirmada a suspeita, imediatamente são realizados exames complementares para avaliar o grau de comprometimento causado pela doença e solicitada medicação para o tratamento, sem nenhum custo para o paciente.


Doença de Fabry

A doença de Fabry é uma patologia genética, de caráter hereditário, que causa a deficiência ou a ausência da enzima alfa-galactosidase (a-Gal A) no organismo de seus portadores. A deficiência enzimática interfere na capacidade de decomposição de uma substância adiposa específica, denominada globotriaosilceramida (Gb3).


A doença de Fabry é crônica, progressiva e atinge vários sistemas e órgãos, como o coração, o rim e o cérebro, que deixam de funcionar adequadamente, gerando problemas que podem acarretar risco de vida.


Os sintomas da doença de Fabry – como arritmia cardíaca, problemas renais, angioqueratomas (lesões na pele), formigamento nos membros e outros – podem ser confundidos com os de outras doenças, tornando mais difícil o diagnóstico.

Mesmo assim, a detecção precoce é a forma mais eficaz de intervir e administrar a doença, que não tem cura e reduz significativamente a expectativa de vida quando não tratada.


Palestra foi proferida pelo médico nefrologista Dr. Osvaldo Merege Vieira Neto, do Serviço de Nefrologia de Ribeirão Preto (SENERP) 






últimas