José Renato Se

A confluência de uma polarização

A confluência de uma polarização

Por José Renato Sessino Toledo Barbosa - Professor

Por José Renato Sessino Toledo Barbosa - Professor

Publicada há 6 anos

A dicotomia trabalho e lazer é um dos cernes do drama humano, provocada pelo capitalismo e sua divisão internacional do trabalho. Trabalha-se a maior parte do dia, as poucas horas restantes são destinadas a um possível descanso do corpo, para, em seguida, recomeçar a jornada interminável e alienante.

Configurou-se um privilégio daqueles poucos que podem combinar a “santa Trindade”: trabalho, descanso e lazer.

Em tempo: se tomarmos trabalho na concepção científica – dispêndio de energia -, o lazer pode e deve ser, compreendido nessa mesma dimensão. Portanto, o descanso é o relaxamento físico o sono, principalmente.

Logo, nada mais justo, depois de muito trabalho – leia-se esforço físico e mental -, nada mais justo que o ócio. Aqui, não fazer nada, física e mentalmente, para desobrigar-se e entregar-se ao princípio do prazer.

Esse preâmbulo se fez mister, em face do ocorrido na semana passada, na UNIJALES: a “Semana Acadêmica das Licenciaturas”.

Foi excelente. Muito conhecimento e muita reflexão produzidos.

Momentos oportunos para os graduandos aprimoram-se. Houve intensas participação e envolvimento.

Ótimas exposições, com participação qualificada dos jovens. Eventos simultâneos, os quais, procuraram contemplar todas as áreas envolvidas.

De segunda a quinta-feira trabalhou-se. Na Sexta...Lazer.

A merecida festa de celebração e confraternização pelo êxito do evento. Momento de júbilo, para relaxar e usufruir do merecido ócio.

O local escolhido – parabéns pela indicação -, foi a chácara do queridíssimo Professor Domingos. Paradisíaca, mantém o arquétipo arquitetônico das construções do meio-oeste dos Estados Unidos. Digna de um cenário de western de John Ford ou Howard Hawks. Linda.

Ótima comida, bebida maravilhosa, som ao vivo. Perfeito.

O mais importante: o clima de harmonia e amorosidade que pairava. Capitaneado pelo Silvio – nosso vice-reitor -, responsável maior pelo sucesso da semana, o qual, com carinho, comprometimento e zelo, cuidou e cuida para que tudo flua como deve ser.

O carinho, a amorosidade são traços marcantes também nos estudantes. Receberam seus professores para a celebração com os mesmos sentimentos demonstrados em sala.
 O clima na UNIJALES é maravilhoso. É incomum.

Comemos, bebemos, conversamos, rimos, sobretudo, desfrutamos do merecido ócio, do lazer, que temos direito e fizemos por merecer, depois de muito trabalho.

A consideração demonstrada dentro e fora da sala de aula, á algo que deve sempre ser ressaltado. É um privilégio.

Noite que adentrou a madrugada em pura festa, em total celebração.

Ficará marcada.

Apenas lamento que a próxima ainda esteja distante.

Em tempo: aproveito essa coluna para celebrar outro momento fundamental em minha vida.

Aniversaria minha amada filha Sophia.

Parabéns, meu amor.

Saúde, paz, êxito em sonhos e realizações.

Te amamos.

últimas