Lívio Vono

11 Notícias

11 Notícias

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Publicada há 6 anos

1 - Olá amigos um grande abraço. Obrigado por estarem conosco neste espaço, neste diário. Fazendo-se uma análise geral do futebol pelo mundo em que vivemos nos dias de hoje a pergunta inevitável é: o que está acontecendo com o futebol em todas as partes do planeta Terra? Muito difícil de se responder de pronto. 


02 - Sempre tivemos como modelo de vida, talvez pela imigração dos europeus que para cá vieram, que eles, os europeus são modelos de vida a serem seguidos em todos os planos. Uma demonstração disso é o plágio que a Conmebol faz nos novos moldes que são disputadas a Libertadores e Copa Sul-Americana de futebol. Mas será que isso é certo?


03 - Então tomemos alguns exemplos que vem de lá e mais precisamente como os europeus estão tratando seus técnicos. O exemplo mais recente é a dispensa do competente técnico italiano Carlo Anceloti por parte do seu ex-clube, o Bayer de Munique. Anceloti foi campeão alemão na temporada passada com o Bayer e hoje porque não faz a mesma campanha do ano passado já não serve mais. Parece o futebol por aqui.


04 - Um de seus ex-jogadores, o francês Ribéry, disse à imprensa alemã que seu filho provavelmente tenha um treinador melhor que Ancelotti na escola. Ancelotti silenciou-se, mas deveria ter dito que talvez o filho, de Ribéry, não se machuca tanto, dai daria a entender que o francês vive mais no "estaleiro" do que em campo.

05 - Portanto, parece-nos que nem tudo o que vem como "modelo" da Europa deve ser seguido por aqui. Este colunista acredita que uma das coisas boas de lá que deveriam ter aporte no hemisfério Sul deveriam ser as arbitragens que na Europa dão de goleada em nossas. Lá aceita-se um jogo mais viril, mas não violento. Por lá, as arbitragens são muito mais respeitadas. Por que?


06 - Porque na Europa o lado sério, honesto e humano tem mais relevância. O caro leitor quer um pequeno exemplo de que por aqui os árbitros, na sua maioria, só pensam neles? Quem assistiu na última segunda-feira Ponte Preta x Flamengo, com vitória da Macaca, por um zero, com direito a perder pênalti, pode constatar isso. A Ponte vencia o jogo por um a zero quando teve um pênalti marcado a seu favor até meio duvidoso, mas foi marcado.


07 - Quem se apresentou para a cobrança por parte da Ponte? O jogador e centroavante Lucca, que tem passe preso com o Corinthians, deve voltar no próximo ano ao Timão, e que foi agredido pela torcida da Macaca no Aeroporto de Viracopos depois da derrota para a Chapecoense pelo Brasileirão, no último final de semana. O caso foi parar na Polícia, inclusive, com elaboração de Boletim de Ocorrência. E o que tem isso?


08 - Tem e tem muita coisa. Lucca errou a cobrança. O que deve ter passado na cabeça do jogador depois da defesa do goleiro adversário?  Um turbilhão de coisas tal como: Como sairei à rua amanhã se o jogo ficar empatado e nós, a Ponte Preta na zona do rebaixamento? Se apanhei em lugar que se presume seguro, Viracopos, como será na rua e a caminho do treino? E quantas outras coisas ruins passaram pela sua cabeça até o final da partida? E daí, o que tem isso. Daí que tem muita coisa sim.


09 - Ou será que aquele "maledeto" daquele árbitro é um desatualizado que não sabe ou não sabia de tudo o que aconteceu no aeroporto com os jogadores da Ponte principalmente Fernando, Bob e Lucca. Sabia sim. Mas o que tem a ver o árbitro com o erro de Lucca na cobrança da infração penal? Tem a ver muita coisa o apitador. Se fosse mais profissional, se fosse mais competente, se fosse mais preparado, para ficar por aqui, teria mandado voltar a cobrança penal.


10 - Foi uma vergonha o que o goleiro do Flamengo, Diego Alves, fez na cobrança do pênalti cobrado por Lucca. Ele avançou de maneira deliberada ao encontro da bola antes da batida do cobrador. A coisa foi tão vergonhosa que o narrador da TV que é carioca, terra do Mengo, com o cantinho da boca, possivelmente, disse que o arqueiro flamenguista avançou "um pouquinho demais". O jogo acabou, a Ponte ganhou e saiu da zona de rebaixamento e Lucca saiu desesperado, correndo para os vestiários pontepretanos. E você, eu ou outro ser humano faria o que? Ah... as nossas arbitragens incompetentes e desumanas.  


11 – Hoje, a partir do meio dia e amanhã no mesmo horário em reprise você poderá assistir a Mesa Redonda no Canaldez que será apresentada por Gil Cipriano, nosso PVC e que terá a companhia de dois corinthianissimos: professor Zé Renato e Admilson Garcia, diretor deste diário. Você pode ver a Mesa Redonda na tela do Canaldez da TV Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo.  Até sábado se Deus quiser.


OBS: Palavras de um leitor desta coluna: Estou indignado e confuso. Não sei o que é pior hoje no país: o mundo do futebol ou da política. Difícil mesmo.




últimas