AÇÕES POLÍTI

Programa 'Prefeito e Agentes Mirins' é implantado no município

Programa 'Prefeito e Agentes Mirins' é implantado no município

Mais de 500 alunos da rede municipal participarão de um concurso de redação para a escolha das “autoridades mirins”

Mais de 500 alunos da rede municipal participarão de um concurso de redação para a escolha das “autoridades mirins”

Publicada há 6 anos

Da Redação 


Foi assinado na tarde desta terça-feira (10) pelo prefeito André Pessuto decreto para a implantação do programa “Prefeito e Agentes Mirins” em Fernandópolis. A iniciativa é da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O objetivo do programa é orientar e capacitar as crianças do município para atuarem diretamente na administração pública municipal. O ouvidor municipal de Fernandópolis e coordenador da Defesa Civil, Edmar de Oliveira, explicou que o programa irá despertar nas crianças o interesse para as ações políticas. “Espero que desta iniciativa surjam futuros políticos honestos e comprometidos com a população”, comentou. De acordo com Pessuto, o projeto é inovador e pioneiro na região: “O intuito é trazer para dentro da prefeitura a sabedoria da criança. Em um ano de descrédito da classe política, as crianças com certeza irão nos surpreender com suas ideias”, destacou.


COMO FUNCIONA

Professores da rede municipal realizarão atividade em sala de aula propondo que os alunos escrevam uma redação dizendo o que fariam caso fossem prefeito da cidade. As crianças do quarto ano do ensino fundamental da rede municipal são o público-alvo do programa. Cada escola participante deverá escolher a melhor redação em quatro categorias: Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários e Vereadores. As melhores redações de cada escola serão em seguidas avaliadas por uma banca examinadora.


MANDATO 

Os alunos eleitos terão seus mandatos em vigor pelo período de 12 meses a contar da data de posse, que ocorrerá no dia 19 de dezembro deste ano. Para empossar todos os eleitos, será realizada sessão solene extraordinária na Câmara Municipal.


ATRIBUIÇÕES DOS ELEITOS

O prefeito mirim, enquanto representante das crianças na atual gestão, poderá acompanhar o prefeito, assim que for convidado, para eventos, ações, visitas técnicas e reuniões públicas. Os secretários mirins e vereadores terão acesso e conhecimento de cada secretaria e cargo. Os vereadores mirins também deverão acompanhar duas vezes por ano as sessões da Câmara de Vereadores, apresentando projetos que poderão ser apreciados pelos vereadores e votados em plenário.


Programa terá início neste mês de outubro  



Decreto que autoriza o início das atividades foi assinado nesta terça-feira 



*Com informações da Secretaria de Comunicação





últimas