3 PONTOS

Horário de verão começa amanhã

Horário de verão começa amanhã

Publicada há 6 anos

Por Lívia Caldeira / Marcela Barbar 


Depois de correr o risco de ser extinto nesse ano, começa na madrugada deste sábado para domingo o horário de verão, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


A mudança é adotada nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Com isso, as luzes nas residências e espaços públicos passam a ser acesas mais tarde.


A medida torna-se uma forma eficiente de economizar energia, mas não agrada todos os brasileiros que moram nos estados onde acontecem a mudança nesses próximos quatro meses.


O horário de verão é adotado desde 1931 no Brasil e sem interrupção desde 1985 e neste ano vai vigorar até o dia 19 de fevereiro de 2018. À coluna TRÊS PONTOS, fernandopolenses contaram por que amam ou odeiam o horário de verão e os reflexos em suas vidas quotidianas com o adiantamento dos ponteiros.



"Muda muito o ritmo com que o nosso corpo está acostumado"



Não gosto do horário de verão, porque eu acho que muda muito o ritmo com que o nosso corpo está acostumado. Não vejo benefícios para economia porque além de gastar muito com ventilador, ar condicionado e banhos para se refrescar, os dias acabam ficando muito longos e cansativos. Já em relação a minha rotina, muda bastante porque acordo mais cedo e vou dormir mais tarde, é difícil para eu me acostumar com a mudança, principalmente nos primeiros dias.


(Cláudia Roberta Giacometti Calado - auxiliar administrativo)




“Não vejo economia nas contas de energia”



Na minha opinião, a única coisa boa do horário de verão é que posso fazer meus exercícios físicos um pouco mais tarde com uma vista maravilhosa. Já a questão da economia, não vejo. O calor é tanto que usamos mais ar condicionado, ao levantar acendemos a luz, etc. Na minha casa, por exemplo, não vejo nenhuma economia nas contas de energia.


(Simone Trindade – cantora)



“Por mim, poderia não existir mais”



Na minha opinião não deveria existir mais o horário de verão,  adoraria que essa medida tivesse sido extinta. Acredito que daqui pra frente o clima vai ser sempre mais quente e a sociedade vai acabar consumindo mais energia com ar condicionado, ventilador...  Aliás, na minha opinião, o horário de verão nunca gerou economia e sim gastos.


(Jean Carlos Mezavila Saves – motorista)





últimas