Lívio Vono

11 Notícias

11 Notícias

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Publicada há 6 anos

01- Olá amigos, aquele abraço. É muito bom tê-los aqui conosco neste diário e nesta coluna. Passada a tal “data Fifa”, apesar de já estarmos pensando no Natal e na virada de ano, no futebol tudo está recomeçando. E como não poderia deixar de ser, tudo igual de novo.


 02 - A fase classificatória à Copa do Mundo do próximo ano chega ao fim, principalmente, aqui na América do Sul. As quatro seleções melhores classificadas já estão com o passaporte “na mão” para a disputa do maior torneio de futebol do planeta. Brasil, como não poderia deixar de ser em primeiro lugar, Uruguai em segundo, Argentina em terceiro e a Colômbia em quarto. O Peru vai para a repescagem contra Nova Zelândia.


 03 - Foram 18 rodadas e a pergunta que não quer calar é: Pra que? Quem não sabia que dificilmente essas quatro primeiras seleções deixariam de disputar a Copa na Rússia. Certo é que o Brasil, de Dunga, e a Argentina, de 300 treinadores,

nesta fase de classificação andaram dando sustos enormes em seus torcedores. A novidade foi o Peru na repescagem.


 04 - E quem pensa que os peruanos terão vida fácil diante da Nova Zelândia estão redondamente enganados. A seleção neozelandesa não é qualquer “cachorro morto” para seleções do porte de um Peru. Os caras são grandões e usam uma força física muito forte. Já pensaram o Cueva disputando bolas com os jogadores da Nova Zelândia? Vai ser um barato muito grande. E nós brasileiros vamos mesmo torcer para os peruanos conseguirem a vaga? Este colunista é torcedor da Nova Zelândia desde criancinha. Sabe o motivo? 


05 - Quem gosta de futebol e já é setentão, como nós, ainda não se esqueceram daquela canalhice que os peruanos aprontaram para cima da seleção brasileira em 1.978 na Copa da Argentina. Para os mais novos é bom relembrar. O Brasil saiu da Copa, invicto, tudo porque a Argentina precisava bater o Peru por no mínimo seis, isso mesmo que você leu, seis a zero para seguir na Copa. Sabe quanto foi o placar? Seis a zero para a Argentina. Depois de muitos anos o goleirão peruano disse que o jogo foi entregue. Dá-lhe Nova Zelândia. 


06 - E o Chile hein? Os caras são bi-campeões da Copa América e estão fora do mundial. Diante disso, temos o direito de dizer que quando escrevemos aqui neste espaço que o futebol sul-americano está uma droga, não estamos errados. Que seleção é esta chilena que se perdesse por um a zero para o Brasil ainda estaria na Copa. Existem boatos também que o empate em um a um entre Peru e Colômbia foi combinado. Você dúvida? Eu não. Ainda mais com a ajuda do goleiro Ospina, da Colômbia, que meteu a mão na bola na cobrança de falta de Guerrero, no gol de empate dos peruanos. A cobrança era em “dois toques”. Nesse angu tem caroço. E põe caroço. 


07 - E o Brasileirão voltou. E como escrevemos no início desta coluna voltou do mesmo jeito que parou. Erros e mais erros de arbitragens. Aquele segundo gol do Timão contra aquela “baba” do Coritiba foi legal? O assoprador de apito compensou os dois pontos “roubados” do Corinthians no primeiro turno lá em Curitiba. Fica o exemplo, e que não deveria ser assim, cuidado não cometa coisas erradas porque tudo se paga aqui. Árbitro não é Deus, mas querem ser.


 08 - Já pensou se o Cruzeiro tivesse feito no primeiro turno a campanha que está fazendo no segundo. Teria ganho a Copa do Brasil como ganhou e ainda teria chances de ganhar o Brasileirão. Mais uma: já pensou se o Corinthians estivesse fazendo no returno a mesma campanha que realizou no primeiro turno? O campeonato já teria terminado a cinco ou seis rodadas.


 09 - Outra perguntinha: já pensou se a diretoria do São Paulo tivesse contratado um treinador de verdade e não colocado o “Mito ajoelha Ceni” para ser treinador no início do ano? Estaria à beira do rebaixamento o todo Soberano? E se o Palmeiras, Flamengo, Atlético/MG e Santos tivessem um pouquinho, só um pouquinho de vergonha na cara e tivessem jogado um pouquinho, só um pouquinho mais de bola a qualidade do Brasileirão não seria outra? Os caras ganham milhões para fazer essa palhaçada toda. E por falar em milhões, coitada da CBF. A arrecadação de Brasil e Chile, no Allianz Parque, foi de apenas R$ 15.000.000,00 para 40.000 torcedores. O preço médio do ingresso foi de aproximadamente trezentos e sessenta reais. Pobre só vendo o jogo mesmo na Globo.


 10 - E falando em pobreza, pobre do Renato Gaúcho, se não ganhar a Libertadores, e tomara que não ganhe mesmo. O que os gremistas estão fazendo com o Campeonato Brasileiro é uma vergonha como diria Boris Casoy. Abandonaram a competição faz tempo em uma demonstração de total falta de respeito com o torcedor brasileiro. A sorte do Grêmio é que o Cruzeiro ao ganhar a Copa do Brasil fez o G-6 da Libertadores, virar G-7 e se o Flamengo ganhar a Sul-Americana poderá virar G-8. Mas seria interessante se o Barcelona genérico desse uma “’varada” daquelas neles né.


 11 - Hoje a partir do meio dia estaremos de volta e ao lado do nosso PVC, Gil Cipriano, de Admilson Garcia, diretor deste diário e do grande professor Zé Renato, fazendo a Mesa Redonda do Canaldez, da TV Cabo Mix a partir do meio dia. Você pode ainda assistir no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo. Até sábado se Deus quiser. OBS: Essa é para os corintianos: vai Curintcha... 




últimas