SUSTENTABILIDAD

PAIFER é implantado no município

PAIFER é implantado no município

Programa de assessoramento foi criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Programa de assessoramento foi criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Publicada há 6 anos

SECOM

 

Visando dar um maior auxílio aos produtores rurais do município, através de projetos com manejo e irrigação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente criou o Programa de Assessoramento ao Irrigante de Fernandópolis (PAIFER).


O novo programa tem como objetivo manter a sustentabilidade do município através do uso dos recursos hídricos na irrigação, por meio do incentivo a regularização das outorgas clandestinas e o assessoramento em manejo da irrigação.


De acordo com o banco de dados de outorga do DAEE (2017a), Fernandópolis possui um total de 12 outorgas de captação de água para uso na irrigação que consomem, em média, 271,17 m3 h-1 de água, dos quais 10,4% são de fontes subterrâneas e 89,6% de fontes superficiais. Além disso, ainda é provável que existam muitas outras captações de uso na irrigação que não são outorgadas. 


Desta forma, ainda hoje, o uso da água na irrigação, na maioria dos casos, é realizado de forma inadequada, sem a adoção de técnicas de manejo da irrigação, resultando em aumento do custo de produção agrícola e o uso ineficiência da água nas bacias hidrográficas.

        

Com a implantação do novo projeto, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Agricultura, vai  assessorar os produtores rurais irrigantes do Município. “Os engenheiros agrônomos das secretarias estão disponíveis para essas e outras assistências necessárias aos nossos produtores rurais em toda e qualquer dúvida quanto ao manejo da irrigação em suas propriedades”, comentou Ângelo Roberto Veiga, secretário municipal de Meio Ambiente.

 

 

 

 

últimas