Lívio Vono

11 Notícias

11 Notícias

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Publicada há 6 anos

1 - Olá, um grande abraço a todos aqui da coluna. Entra dia sai dia e as coisas do futebol, em algumas partes nada muda e em outras mudam tanto que até parece que não aconteceram. Nunca para melhor. É só prestar atenção que se vê as consequências e inconsequências apresentadas. Por exemplo: quem é o artilheiro máximo do Brasileirão?


 02 - Muita gente que gosta de futebol não sabe, mas é o Henrique Dourado, centroavante que já passou pela Lusa, do Canindé, Palmeiras e tantos outros clubes e hoje defende as cores do Fluminense, do Rio de Janeiro. Quantos gols marcou o nosso artilheiro no Brasileirão até aqui: marcou 16 gols. Aí você pode se perguntar: mas defendendo um time que está perigando cair marcou 16 gols? 


03 - Sim, marcou mesmo 16 gols para o Fluzão no Brasileiro. Mas aí o caro leitor (a) deve se perguntar também: quantos gols marcou Henrique Dourado, centroavante, com a bola rolando? A resposta é: cinco. Isso mesmo que você leu, cinco gols de bola rolando. Onze foram de pênaltis. Artilheiro assim qualquer jogador que saiba não desperdiçar penalidades máximas vira artilheiro mesmo. 


04 - E saber que há alguns anos os artilheiros marcavam, como Edmundo e Romário, vinte e oito ou mais gols em uma edição do Brasileirão. Alguém pode dizer, mas naquele tempo não tinha tanta marcação como agora. Tinha sim a diferença é que tínhamos muita gente boa de bola o que não se tem nos dias de hoje. E não paramos somente em Henrique Dourado não senão vejamos.


05 - Dos 39 gols marcados pelo Corinthians, que é líder do Brasileiro e virtual campeão, 14 foram anotados por seu centroavante Jô. É pouco? Não. É muito? Também não. Jô está na média baixa. O melhor ataque do Brasileirão é do Grêmio com 42 gols marcados e nenhum atacante gremista aparece com no mínimo sete gols conferidos. É mole? 


06 – Roger, do Botafogo, Lucca, da Ponte Preta e André, do Sport Recife têm 10 gols marcados cada um em 29 rodadas. Onde estão os grandes artilheiros que o Brasil sempre teve? Se mandaram para a Europa. Eu, você ou outra pessoa não iria também, ganhando muito mais e vivendo em melhor segurança? 


07 - Falando de possibilidades do Brasileirão. Faltando nove rodadas para o final do Brasileirão nada está definido, excluindo o virtual campeão que é o Timão, em termos de classificação para as próximas Libertadores e Sul-Americana e também para o rebaixamento. Assim como o Corinthians é o virtual campeão o virtual rebaixado é o Atlético/GO, que depois de aprontar algumas zebras como aquela sobre o Timão voltou a jogar muito mal e parece que não vai ter jeito mesmo.


 08 - As duas próximas rodadas do Brasileirão poderão por fogo na competição assim como jogar um balde de água fria. Veja alguns confrontos: o líder Timão joga na segunda-feira contra o Botafogo carioca no Engenhão. O Botinha, que entrou na Libertadores deste ano pela repescagem, está a dois pontos de nem conseguir isso neste ano. Precisa vencer. Depois o Timão joga contra a Ponte Preta, em Campinas. A Ponte está no desespero e em entrevistas seus jogadores, depois da derrota para o Palmeiras na quinta, só falam em vencer as duas próximas partidas que será em casa contra Avaí e Timão. 


09 - O Verdão, que pela primeira vez neste ano está a nove pontos do líder, joga amanhã contra o Grêmio, que vai de time reserva literalmente em razão do jogo de quarta contra o Barcelona, em Guaiaquil, pela Libertadores e depois recebe o Cruzeiro, com vaga na Liberta 18 com a conquista da Copa do Brasil, sem pretensões nenhuma. E o Verdão que tem um sonho distante de título ou vice para ganhar um ótimo prê- mio precisa vencer os dois jogos para ter possibilidade de ver o sonho se concretizar.


 10 - Na verdade, o Timão como já dissemos aqui na coluna só perde o título para ele mesmo e pela bola que está jogando no segundo turno, é o 13º colocado, não pode dar a moleza que está dando. Ainda mais porque, além da conquista, o campeão do Brasileirão deste ano receberá da C.B.F. um prêmio em dinheiro, na ordem de R$ 18.000.000,00. O segundo receberá prêmio de R$ 11.700.000,00. Para os combalidos cofres dos times brasileiros não deixa de ser um excelente prêmio. Aliás, somente as equipes rebaixadas é que não verão a cor do dinheiro da C.B.F. Todos receberão prêmios. 


11 - Venha conosco a partir das 12h deste sábado e amanhã no mesmo horário em reprise participar da Mesa Redonda. Estaremos na tela do Canaldez, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo ao lado do Prof. Zé Renato, de Galileu e do jornalista Claudemir Cabreira. Até sábado se Deus quiser. OBS: Será que a garotada sub-20 do FFC vai devolver a derrota de 2 a 0 para o Osvaldo Cruz hoje? Estamos fritos.




últimas