Mariangela Ange

Empolgado ou Entusiasmado? Qual dos dois você é ou está atualmente?

Empolgado ou Entusiasmado? Qual dos dois você é ou está atualmente?

Por Mariangela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana

Por Mariangela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana

Publicada há 6 anos

Se procurarmos o significado de empolgação, encontraremos que "empolgação" é uma animação extrema, um excesso de entusiasmo. Sendo assim, notamos a palavra excesso. Tudo o que é demais, que ultrapassa, que excede, vai transbordar ou se acumular. Com o tempo, caso transborde, essa empolgação se esvai e acaba. Quando se acumula, a pessoa se cansa e, de empolgado passa a ficar exausto. E o que era prazeroso passa a ficar pesado e cansativo.


Geralmente isto acontece devido à busca de satisfação externa. A pessoa empolgada acredita que sua felicidade está fora dela e, acaba aceitando propostas ou compromissos que não se alinham a seu propósito de vida.


Isto acontece, pois o empolgado faz muitos planos futuros e se enche de desejos e expectativas, sem contar com todo o trabalho que ele terá que executar no momento presente e sem se perguntar se aquilo é mesmo o que ele gosta ou quer fazer. Na maior parte das vezes, o empolgado espera resultados imediatos, pois, o que alimenta a empolgação dele é sempre a recompensa.


Já o entusiasmo, quando buscamos o significado verificamos que é um substantivo muito ligado à espiritualidade (não religião!)... É um sopro de consciência, certeza e leveza de que o que você está fazendo é o que tem que ser feito e que, com o tempo, os resultados virão. Geralmente, as pessoas entusiasmadas são aquelas que inspiram e deixam os outros admirados com a calma, objetividade e certeza que eles tem diante dos acontecimentos. Poucas vezes o entusiasmado se encontrará exausto, pois ele dosa a energia dele, visto que ele tem uma certeza interna e inexplicável dos resultados futuros, porém, ele entende que precisa ser paciente.


De empolgado para entusiasmado é uma jornada de guerreiro, de aprendizado e de autoconhecimento.


Um grande guerreiro tem estratégias e não expectativas. Seus sonhos viram metas/objetivos, suas forças são todas muito bem utilizadas e suas fraquezas são trabalhadas (já que elas também têm seu lado positivo).


Você tem se sentido exausto constantemente? Não enxerga mais a leveza em seu dia-a-dia? Sente que se perdeu do seu propósito na vida? Constantemente eu converso com pessoas que só precisavam limpar um pouco as lentes de seus óculos pra enxergar melhor o seu caminho.




últimas