Josanie Branco

O medo do novo

O medo do novo

Por Josanie Branco - Assistente Social e Jornalista

Por Josanie Branco - Assistente Social e Jornalista

Publicada há 6 anos

Por muitas vezes, embora nosso desejo seja de mudanças e inovações, a fim de quebrar a rotina e buscar novos horizontes, quando nossos anseios se concretizam somos tomados pelo sentimento do ‘medo’, daquilo que é novo, não habitual, diferente do que estamos acostumados.


O medo do novo é uma das grandes dificuldades humanas, pois mesmo a nossa existência sendo feita de mudanças, nós, seres humanos, ao mesmo tempo em que buscamos as inovações, insistimos em construir uma vida estável, onde nada nos surpreenda, ou nos faça sentir a ansiedade diante do desconhecido.


Uma nova situação, por vezes, nos desestabiliza, nos causa insegurança e até mesmo faz com que duvidemos do nosso potencial, o que na verdade deveria ser contrário, afinal o novo é uma oportunidade de testarmos nossa capacidade, vermos até onde e como podemos chegar, porém, mudar para melhor pode ser tão aterrorizante quanto não saber para onde a mudança te leva.


Precisamos aprender que não temos sempre as respostas prontas para a vida, é preciso busca-las, é necessário arriscar, surpreender de forma criativa e lidar com a vida em qualquer circunstância.


Sabemos que falar é fácil, o difícil mesmo é agir com sabedoria em todas as situações, porém, cada novo desafio deve ser enfrentado com a disposição interior de que se encontrará o caminho mais acertado.


Acreditar em nossa capacidade de vencer as dificuldades e obstáculos é o único meio de avançarmos sem qualquer receio, percebendo o quanto o novo pode ser estimulante e motivador.


Ao longo da vida e com o passar dos anos todos mudam, mudam de ideia, de filosofia de vida, de endereço e de valores. Para encararmos de forma mais leve o medo das mudanças é importante modificarmos nossos padrões de pensamento e lutarmos para sermos vitoriosos em cada nova escolha.




últimas