SÉRIE ESPECIAL

'Minha função é servir': Há 41 anos, Joãozinho trabalha na Secretaria da Fazenda

'Minha função é servir': Há 41 anos, Joãozinho trabalha na Secretaria da Fazenda

'Sempre gostei dos números, das contas, da conciliação', contou o tesoureiro da Prefeitura

'Sempre gostei dos números, das contas, da conciliação', contou o tesoureiro da Prefeitura

Publicada há 6 anos

SECOM 


João Batista Gomes, o Joãozinho, tesoureiro da Prefeitura de Fernandópolis, é quem representa os servidores públicos no especial de hoje que conta um pouco da história dos funcionários mais antigos da Administração Municipal, em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.


Nascido em Macedônia, em 23 de junho de 1963, veio para Fernandópolis em 1970 junto com os pais Lourdes Nogueira Gomes e Nelson Pinto de Souza Gomes. Começou a trabalhar aos 9 anos de idade, entregando pão para a padaria Santa Rita, depois jornal para a Folha de Fernandópolis. Aos 12 anos, foi aprovado na prova aplicada para ingresso na guarda-mirim, com 13 anos conseguiu vaga na Prefeitura e começou a trabalhar na Tesouraria, buscava arrecadações nos bancos, atendia balcão e ajudava em vários serviços.


Joãozinho foi registrado no dia 31 de julho de 1976 como funcionário da Prefeitura, no cargo de auxiliar de escriturário, depois foi aprovado no concurso para Caixa Recebedor e, novamente, no de Tesoureiro, função que exerce há mais de 30 anos, fazendo pagamentos, recebimentos, planejamento e atendimento ao público.

Sempre foi funcionário da Secretaria Municipal da Fazenda. “Gosto dos números, de mexer com os bancos, com as contas, conciliação. Sou de uma época em que, junto com a Dilminha (Dilma da Silva Arroyo Marilhano – in memoriam), registrávamos tudo manualmente no livro caixa. Depois que veio a tecnologia para facilitar o nosso serviço”.


Técnico em Contabilidade e formado em Pedagogia, Joãozinho pretende fazer ainda curso de Gestão Pública. “Também gosto da área de Pedagogia e fiz o curso pensando em um dia dar aulas ou ser diretor de escola”, falou.


Ao longo de todos esses anos, Joãozinho acumulou muita experiência, com ajuda dos colegas, como Otávio Barreto, José Francisco Sabion, Antônio Carlos Scanferla (Tato), Alfredo Scarlatti Sobrinho, Osvaldo Antônio Rossi (in memoriam), Dilma da Silva Arroyo Marilhano (in memoriam) e José Maria Brambati. “São pessoas que me ensinaram muito ao longo desse tempo. Aqui na Prefeitura também fiz muitas amizades. Além dessas pessoas já citadas”, disse.


Com relação ao cargo público, Joãozinho destacou o seu valor. “Ser servidor é muito bom, as pessoas me conhecem pelo trabalho que faço; também é gratificante atender ao público. Tenho muito orgulho da minha função e só cheguei aqui devido a oportunidade que recebi lá atrás quando passei a fazer parte da guarda-mirim. Agradeço imensamente pela oportunidade que me deram e também o companheirismo de todos os meus colegas de trabalho”.


Casado com Janaina Aparecida de Oliveira, que foi servidora municipal por cerca de 30 anos, Joãozinho é pai de Herbert Godoy Gomes, Letícia Gomes dos Santos e João Vitor Gomes.


Joãozinho destacou o seu valor. “Ser servidor é muito bom, as pessoas me conhecem pelo trabalho que faço” 






últimas