MARAVILHAS DO R

Prefeita Lívia investe no turismo e cidade deve receber selo de 'MIT'

Prefeita Lívia investe no turismo e cidade deve receber selo de 'MIT'

Publicada há 6 anos

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ouroeste 


A cidade de Ouroeste está bem próxima de uma conquista que pode marcar a atual administração e ainda alavancar de vez o desenvolvimento do comércio. Nos próximos dias será votado o projeto de lei que classificará Ouroeste ao titulo de Município de Interesse Turístico – MIT. 


Trata-se de um completo projeto que foi protocolado no início do mês de junho deste ano pela prefeita Dra. Lívia. O projeto tem o intuito de colocar o município na rota do turismo, se fortalecendo como um dos principais destinos do estado. A ideia da atual administração é desenvolver o turismo cultural, de pesca, de eventos e o ecoturismo, devido a grande quantidade de atrativos naturais que o município dispõe, como: rios, nascentes, cachoeiras, formações rochosas, lagos e piscinas naturais, únicos de toda região. O Museu Arqueológico e o conjunto de sítios arqueológicos existentes em Ouroeste coloca também a cidade em posição de destaque nacional e internacional. De acordo com a Prefeita Dra. Lívia, o município é guardador de achados milenares, uma vez que o museu abriga um acervo inédito de mais de 9 mil anos, se tornando  o único e o mais bem estruturado do segmento no interior do Estado. 


O Secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Silvio Lodeti, lançou recentemente, durante a última reunião da Regionalização do Turismo da Região Turística Maravilhas do Rio Grande, o Programa de Incentivo ao Turismo local, que consiste na melhoria da sinalização, implantação de um CIT - Centro de Informações Turísticas e Culturais da cidade, implantação de outdoor fixo na entrada da cidade, sinalização dos pontos de ônibus com imagens dos atrativos turísticos, confecção de cartões postais personalizados e a criação do portal www.turismoouroeste.com, idealizado para mostrar para o mundo as maravilhas que existem no município de Ouroeste. Segundo o Secretário de Turismo Silvio Lodeti, a visibilidade que a cidade ganharia com uma movimentação turística, fortaleceria o comercio local, estimulando o crescimento econômico, além de habilitar o município a conseguir verbas estaduais. A atual administração acredita que o turismo planejado impulsiona o desenvolvimento e o crescimento da cidade.


“Estamos em constante articulação com o governo do estado nas secretarias de turismo, cultura e esporte para colocar Ouroeste a disposição para sediar eventos e desenvolver os projetos e programas existentes em cada uma delas. Sendo assim, os turistas irão se hospedar em nossos hotéis, comprarão em nosso comércio, se deliciarão em nossos restaurantes”, disse a prefeita Dra. Lívia. 


A prefeitura por sua vez vem estruturando toda a cidade para que seja eficiente a recepção dos turistas, como também para os moradores locais que serão os grandes divulgadores das belezas naturais que o município reserva para o público de todas as idades.


 “PADRINHO” DO MUNICÍPIO

O deputado estadual “Carlão Pignatari” é o autor e “padrinho” de 14 projetos na região que vai classificar os municípios de interesse turístico. O parlamentar tem tratado como muito esmero o projeto que vai beneficiar principalmente os municípios que compõe a região “Maravilhas do Rio Grande”. A cidade de Ouroeste escolheu Carlão Pignatari como “padrinho” do município e toda documentação do projeto que objetiva elevar a cidade ao titulo de MIT foi protocolado no mês de junho na Assembleia Legislativa de São Paulo. Todo o material foi entregue pela prefeita Dra. Lívia ao deputado. Ela acredita que o parlamentar não medirá esforços para conseguir o titulo para Ouroeste. O material incluiu inventário da oferta turística, pesquisa de demanda, documentação referente ao Conselho Municipal de Turismo: Atas, decretos, portaria, o Plano Diretor de Turismo e declarações de serviços públicos. Além da documentação base exigida pelo Programa MIT, o município apresentou um relatório ilustrativo contendo as potencialidades turísticas da cidade em vários segmentos.


 Na Assembleia legislativa, Dra. Lívia, Luciano e Tatiani Brandini (assessora parlamentar), foram recepcionados pelo Deputado Estadual Carlão Pignatari 



O Secretário de Turismo Silvio Lodeti junto com o deputado Carlão Pignatari em mais uma reunião 



Um dos atrativos do município, conhecido como “Cachoeirinha do Veloso” 



Ponte de Água Vermelha sobre o Rio Grande, localizada na divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais 



Outdoor afixado na entrada da cidade, que convida os turistas para conhecer o Museu Arqueológico de Água Vermelha 



Portal que foi lançamento recentemente para que os turistas conheçam todos os atrativos da cidade 



Sinalização implantada nos pontos de ônibus com imagens dos atrativos turísticos 





últimas