3 PONTOS

Amanhã será comemorado o Dia Nacional do Livro

Amanhã será comemorado o Dia Nacional do Livro

Publicada há 6 anos

Lívia Caldeira / Marcela Barbar 


Pesquisas do mundo todo mostram que a pessoa que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura se desenvolve a criatividade, a imaginação e se adquire cultura, conhecimentos e valores. Quem é acostumado à leitura desde criança se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.


Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias, mas, infelizmente, não é comum ver pessoas com esse costume. Por mais benéfico que ele possa ser, muita gente ainda não vê a leitura como algo essencial para suas vidas.

Neste Dia Nacional do Livro, comemorado amanhã, a coluna Três Pontos traz o pensamento de fernandopolenses que falam sobre o quem pensam da leitura.  



O Brasil precisa de projetos para incentivar a leitura




Eu tenho hábito constante de leitura. Leio em torno de um livro por mês, tenho preferência por romances e gosto bastante de ler assuntos relacionados à biologia. A importância da leitura, tanto para adultos quanto para crianças, é na formação do indivíduo, uma pessoa que lê diariamente, é mais desenvolvida e possui maior facilidade de interpretação, além de ter também mais precisão para resolver problemas. A sociedade brasileira necessita de maiores projetos para atracar a leitura em seu dia a dia, pois é preciso de conhecimentos diversos, para se ter opinião própria e saber debater sobre assuntos relacionados ao nosso país, entre outros.    

(Gabriel Eduardo Da Cruz – Estudante)



Lendo um livro eu volto ao passado e vou ao futuro



O incentivo à leitura deveria ser prioridade, pois através dela conseguimos desenvolver nosso cérebro. Acredito que o brasileiro lê pouco em relação a outras populações, talvez por ter que trabalhar muito e acaba se cansando e deixando a leitura de lado. Eu, pessoalmente, adoro livros de suspense ou drama. Através da leitura podemos voltar ao passado e ir até o futuro, apreendemos a escrever, ler e falar melhor e, principalmente, adquirimos com os livros cultura e formação, que nem sempre encontramos em redes sociais ou televisão.

(Jislaine Cardoso das Neves – enfermeira)



A imaginação flui



Costumo ler uns 12 livros por ano, gosto muito de ler contos, crônicas e poemas. A minha opinião sobre a literatura é que ela é muito importante, independente da idade, nível de escolaridade, classe econômica...  Ler faz a imaginação fluir. A pessoa que lê bastante tem ideias mais criativas e também desenvolve diversas habilidades. Os brasileiros estão sempre "online" nas redes sociais, lendo notícias, inserindo fotos com frases em suas páginas o tempo todo... Tudo hoje em dia é a base de leitura.  A leitura gera conhecimento!

(Laura Lopes – Estudante)




últimas