Erica Cristina

O papel da Fisioterapia na melhora dos sintomas da Fibromialgia

O papel da Fisioterapia na melhora dos sintomas da Fibromialgia

Por Erica Cristina Tazinaffo - Fisioterapeuta

Por Erica Cristina Tazinaffo - Fisioterapeuta

Publicada há 6 anos

(...) O meu corpo dói tanto que tenho vontade de trocá-lo por outro corpo...

A fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sofre de dores por todo o corpo por longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, nos tendões e em outros tecidos moles; A fibromialgia também está relacionada à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.


A grande maioria de pacientes que sofre de fibromialgia são do sexo feminino, sendo mais comum na faixa etária entre 30 e 60 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.


Na fibromialgia às vezes o grau de dor é tão intenso, que interfere no trabalho, nas atividades de vida diárias e na qualidade de vida.


O que a Fisioterapia pode fazer pelos sintomas defibromialgia?


- Melhorar e controlar os sintomas na fibromialgia, melhorar a condição musculoesquelética e Cardiovascular, promover trabalho educativo: atividade física adequada, orientações ergonômicas, melhorar a qualidade de vida.


Tratamentos de fisioterapia na Fibromialgia.


- Exercícios aeróbicos (caminhada, natação e bicicleta), programas de exercícios físicos, Hidroterapia , exercícios de alongamento muscular, Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), laser, ultrassom, que podem ser utilizados para combater os pontos dolorosos da fibromialgia e melhorar a circulação local; e recursos fisioterapêuticos manuais como massagem, quiropraxia todas as técnica ajudam a diminuir a dor, aumentam a mobilidade e a flexibilidade, combatem a fadiga e melhoram a qualidade do sono.


Quando a fisioterapia é utilizada em conjunto com a prática de exercícios de baixa intensidade como caminhar,Pilates, nadar ou andar de bicicleta os resultados são ainda melhores. Isso porque os exercícios melhoram o funcionamento cardiorrespiratório, produzem endorfinas, melhoram a qualidade do sono e fortalecem os músculos combatendo a fadiga e o cansaço.


A fisioterapia não deve ser somente um meio de alivio da dor, mas também de restauração das funções e de estilos de vida funcionais, promovendo o bem estar e qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.




últimas