Waine de Fátim

De boca fechada

De boca fechada

Por Waine de Fátima Gonçalves Borges

Por Waine de Fátima Gonçalves Borges

Publicada há 7 anos

Sociedade dos Poetas Mortos, um excelente filme em que mostra um professor incentivando seus alunos a pensarem por si próprios, tudo em uma escola conservadora. 


O objetivo era tornar os alunos em seres conscientes e pensantes. Um outro filme que mostra a luta entre o bem e o mal, em uma narrativa épica, A Sociedade do Anel, o primeiro da trilogia “Senhor dos Anéis”. Todos bem recomendados para repensarmos sobre nossas atitudes e convivência.


E a sociedade alternativa do saudoso Raul Seixas: “Viva, viva a sociedade alternativa; Faz o que tu queres; Há de ser tudo da Lei”, belos versos, tão verdadeiros. Nos últimos dias, essa sociedade alternativa esteve presente em algumas situações envolvendo o cenário político brasileiro. Creio que devamos nomeá-la como Sociedade Cuspideira, em que se resolve os conflitos com uma boa cuspida.


Diante de um momento de ira tomamos coragem para lutar pelo que queremos, o que nos leva à uma ação, mas que nem sempre é coerente e pode levar a agressividade. Lembrando que a ira é considerada um dos sete pecados capitais e devemos expurgá-los de nossa vida. Segundo a Bíblia, Jesus oferece a outra face perante um insulto. Pois bem, as pessoas deveriam aprender essa lição ao enfrentar situações delicadas.


Dois fatos chamou a atenção do público, visto que ocorreram com pessoas reconhecidas socialmente. Primeiro o deputado Jean Wyllys ao ser ofendido, revidou com uma bela cusparada um outro parlamentar. Dias depois, o ator José de Abreu cuspiu em um casal por questões políticas ideológicas. Fato é que ninguém deve ser ofendido por sua opção sexual ou política, mas partir para um ato da mais baixa falta de educação e respeito não seria a melhor opção. Talvez ofertar a outra face fosse um ato mais decoroso perante a sociedade. Quando nos tornamos públicos carregamos em nossos encargos dar bons exemplos e manter a compostura.


Quem sabe nossos nobres companheiros cuspidores conheçam as propriedades positivas da saliva e resolveram espalhar o benefício nelas contidas. Segundo pesquisadores do Instituto Pasteur, a saliva é rica em opiorfina, uma substância analgésica que apresenta menos efeitos colaterais que outros analgésicos. Na crença popular, o cuspe afugenta o mal e ainda contém traços de testosterona que ativam a libido.


Só espero que esses exemplos não perdurem e a saliva não se torne produto do comércio ilegal assim como na África do Sul. E mesmo com propriedades curativas, que o cuspe se mantenha dentro de nossas bocas, estas  que foram feitas para proferir sabias palavras e não chuva de fluidos aquoso (saliva).



últimas