EVENTO

Premiação do 'Filhos da Terra' acontece no próximo domingo

Premiação do 'Filhos da Terra' acontece no próximo domingo

Concurso Literário conta com a participação de alunos da rede pública e particular

Concurso Literário conta com a participação de alunos da rede pública e particular

Publicada há 6 anos

SECOM 


Na ocasião também será feito o lançamento do livro ilustrado "Filhos da Terra" 



Após sete meses de elaboração, produção e seleção, a Secretaria Municipal de Cultura de Fernandópolis prepara uma grande festa para o próximo domingo, dia 26, quando acontece a grande final e premiação do “Concurso Literário Filhos da Terra”.


O projeto, que está em sua 15ª edição, tem como principal proposta incentivar e divulgar a produção Literária no município através da realização de poemas e prosas. A escolha do tema foi livre, com a participação de alunos da rede de ensino municipal, estadual e particular, bem como universitários e pessoas da comunidade.


O concurso foi dividido em categorias, para alunos do 2º ao 5º ano e do 6º ano em diante, nível universitário e categoria livre. Os trabalhos foram selecionados pela comissão julgadora, especialmente nomeada por profissionais especializados na área e as melhores produções literárias serão premiadas com troféus, medalhas e diplomas de participação. 

 

 

SOLENIDADE

O encerramento do concurso será dividido em dois momentos, o primeiro com a Tarde Literária, às 16h, no Teatro Municipal “Merciol Viscardi”, com a participação dos finalistas na categoria do 2º ao 5º ano, que serão premiados. Na ocasião também será feito o lançamento do livro ilustrado “Filhos da Terra” com as composições de todos os finalistas da categoria. 



Já os finalistas do 6º ano em diante, incluindo a categoria livre, serão anunciados e premiados a partir das 19h na Noite Literária.



O PROJETO

Nascido através de um projeto do grupo Filhos da Terra, o concurso teve início no município no ano de 1.990 com andamento até 2.000, incentivando muitas crianças e jovens à produção literária, poesia e prosas. Após 8 anos inativo, em 2009 a Diretoria de Cultura do Município reativou o projeto, que passou a ser desenvolvido e coordenado pela Prefeitura de Fernandópolis até 2012, data em que o concurso foi suspenso pela administração municipal.


No início de 2017, novamente à frente da Secretaria Municipal de Cultura, Iraci Pinotti reformulou e reavivou o “Concurso Literário Filhos da Terra”, que volta em sua 15ª edição com a participação de cerca de 30 escolas, destas 32 produções que farão parte do livro ilustrado infantil e 49 trabalhos publicados de alunos do 6º ano em diante.



PARCERIAS

O “Filhos da Terra”, realizado pela Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Divisão Biblioteca Municipal; tem como parceiros a Diretoria Regional de Ensino e Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF.




últimas