EM SITUAÇÃO D

LIDE Futuro Rio Preto lança projeto 'Adote um Estudante'

LIDE Futuro Rio Preto lança projeto 'Adote um Estudante'

Adolescentes em situação de vulnerabilidade social receberão apadrinhamento de empresários para cursar uma faculdade

Adolescentes em situação de vulnerabilidade social receberão apadrinhamento de empresários para cursar uma faculdade

Publicada há 6 anos

Assessoria de Imprensa do LIDE 


O LIDE Futuro Rio Preto lançou o projeto "Adote um Estudante". Através dessa iniciativa, jovens de São José do Rio Preto em situação de vulnerabilidade social terão acesso a cursos do Ensino Superior custeados por empresários filiados do Grupo de Líderes Empresariais.


Já no lançamento do projeto, realizado no último dia 21 de novembro, nove estudantes foram apadrinhados. Eles foram selecionados em escolas municipais e estaduais através de critérios como frequência, desempenho escolar e situação econômica da família.


Iniciado há três meses, o projeto tem como coordenadora a empreendedora social Amanda Oliveira, integrante do Comitê Gestor do LIDE Futuro Rio Preto e fundadora do Instituto As Valquírias.


"Selecionamos jovens que vivem dramas familiares e se encontram em situações financeiras extremamente complicadas. Queremos proporcionar chances de desenvolvimento pessoal e profissional dessas pessoas por meio do empreendedorismo", explica Amanda.


O juiz da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, Evandro Pelarin, foi outro aliado ao projeto. "Ele nos auxiliou indicando jovens assistidos pela Vara da Infância e Juventude para participar do projeto. São jovens que se encontram em situação de risco ou de acolhimento institucional", diz Amanda.


A história do presidente do LIDE Rio Preto, Marcos Scaldelai, também serviu de inspiração para o "Adote um Estudante". "Minha família não tinha condições de pagar minha faculdade. Sou filho de um professor, uma pessoa que sabe a importância da educação no desenvolvimento de um jovem, mas não tinha condições financeiras de pagar meu curso superior", conta Scaldelai.


Foi com ajuda de um empresário de Catanduva que o atual presidente do LIDE Rio Preto cursou Propaganda e Marketing em São Paulo e conquistou oportunidades no mercado de trabalho que o levaram até a presidência Bombril.


De acordo com Amanda, os cursos de graduação escolhidos pelos jovens selecionados são direcionados ao universo do empreendedorismo e negócios, como administração de empresas, publicidade e propaganda, contabilidade e recursos humanos.


"O objetivo desse projeto é formar jovens empreendedores talentosos, que possam mudar sua realidade, assim como de sua família, do bairro onde vivem e influenciar positivamente muitas pessoas", afirma Rafael Chiqueto, presidente do LIDE Futuro Rio Preto.


Próximos passos

O apadrinhamento dos estudantes foi apenas o primeiro passo do projeto. Os jovens selecionados serão agora orientados para o vestibular e assistirão aulas na "Escola de Empreendedorismo" que, além dos nove estudantes já selecionados, receberá outros 20 adolescentes ainda em processo de triagem.


"Os jovens receberão aulas de empreendedorismo, administração, logística e recursos humanos tendo como professores os filiados ao LIDE Futuro Rio Preto", afirma Amanda.


As aulas acontecerão na sede do Instituto As Valquírias.



últimas