OS PELUDOS AGRA

Nota Fiscal Animal agora é automática

Nota Fiscal Animal agora é automática

Publicada há 6 anos

Assessoria de Imprensa 


Desde 2013, com a regulação da Lei da Nota Fiscal Animal, de autoria do Deputado Feliciano Filho, entidades de proteção animal já estavam incluídas no rol de entidades habilitadas a receberem créditos da Nota Fiscal Paulista (NFP). Mas, no início deste ano, o Governo do Estado de SP lançou um aplicativo para estimular ainda mais a doação voluntária. Com este app em seu telefone, você doa diretamente suas notas fiscais, de maneira individual e segura, podendo beneficiar sua ong preferida, sem colocar a mão no bolso. E com uma novidade: Desde o dia 22 de novembro, você já pode selecionar uma entidade para receber automaticamente os créditos de todas as compras que você fizer, sem que seja preciso digitar nada – bastará apenas dar seu CPF no caixa.


Passo a passo

O primeiro passo é instalar o aplicativo. Basta buscar no Google Play ou Apple Store por "Nota Fiscal Paulista". É grátis, você baixa e instala. A seguir, abra o aplicativo e digite seu CPF e a mesma senha que usa para acessar o site da NFP. Caso nunca tenha se cadastrado, você pode fazê-lo em http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br.


Uma vez conectado, o app é muito simples. A tela PRINCIPAL oferece links para seu saldo (em créditos gerados pelas notas já cadastradas e ainda não retirados), para doações e seu "cartão NFP", que é apenas uma confirmação de sua identidade. Em destaque aparece seu "último pedido de doação", que deve estar em branco se você ainda não doou.


Ao lado desta tela, está a aba DOAÇÕES. Clicando nela, estarão cadastradas todas as entidades às quais você já doou e o valor. A última doação feita estará lá na tela PRINCIPAL para facilitar uma nova doação à mesma entidade.


Finalmente, na aba EXTRATO, consta seu crédito disponível e todos os créditos já liberados e utilizados em semestres passados.


Como doar

Na aba DOAÇÕES, toque no botão com o sinal de + para realizar uma nova doação (foto). Pode-se escolher digitar os dados de uma nota fiscal ou escanear seu QR code. Selecione "Digitar Nota Fiscal" e imediatamente abrirá uma tela para que sejam inseridos os dados e, abaixo, a orientação "Selecione uma entidade". 


Clicando ali, você pode digitar o nome, se souber, ou fazer uma busca por área de atuação ou CNPJ. Selecionando área, surge uma lista com todo tipo de entidade cadastrada - e a terceira opção é justamente Defesa e Proteção Animal, com todas as ongs aptas a receberem sua Nota Fiscal Animal, graças à Lei de Feliciano Filho.


Com isso, sua doação fica registrada no aplicativo e os créditos, quando liberados, já irão direto à entidade, sem necessidade do envio de notas ou depósito em urnas. 


A entidade também não terá nenhum trabalho: receberá direto em sua conta o valor liberado. Além disso, tanto o doador quanto a entidade concorrerão aos prêmios da NFP. Em futuras doações, basta selecionar a mesma entidade ou escolher outra e fazer o mesmo procedimento. Desde o dia 22 de novembro, você já pode selecionar uma entidade para receber automaticamente os créditos de todas as compras que você fizer, sem que seja preciso digitar nada – bastará apenas dar seu CPF no caixa.

 

Até dezembro, as entidades ainda poderão receber notas sem CPF, da forma como era feito antes, tendo de colocar urnas, recolhê-las e digitar nota por nota depois. Mas, também a partir de 2018, a única forma de doar será via aplicativo. Então é bom já ir testando a nova tecnologia, certo? Nossos amiguinhos peludos agradecem.





últimas