DADOS DE 2017

PM registra maior redução dos índices criminais na região desde 2001

PM registra maior redução dos índices criminais na região desde 2001

Publicada há 6 anos

Da Redação / Assessoria de Imprensa - 16ºBPM/I 



A Polícia Militar apresentou na tarde desta terça-feira, 12, o balanço das atividades da PM na região durante o ano de 2017.


A Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tem 186 anos e está presente em todos os municípios do Estado atendendo a população 24 horas por dia, registrou a maior redução dos índices criminais desde 2001, com queda de 14,18% de homicídios dolosos de 23,08% dos latrocínios.


Na região, especificamente, o 16ºBPM/I tem sua área de atuação de 49 municípios, sendo considerado o batalhão do Estado de São Paulo com o maior numero de municípios sob a sua responsabilidade, com uma população de 445.883 mil habitantes para o ano de 2017, de acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


O batalhão, sediado em Fernandópolis, está dividido em cinco companhias operacionais, a primeira Cia sediada em Fernandópolis é comandada pelo Capitão PM Takebe; a segunda Cia sediada em Jales é comandada pelo Capitão PM Tominaga; a terceira Cia sediada em Votuporanga é comandada pelo Capitão PM Fávero; a quarta Cia sediada em Santa Fé do Sul é comandada pelo Capitão PM Benitez e a quinta Cia é comandada pelo Capitão Reishtatter, os quais estão à frente de seus policiais e em contato com a sociedade civil e organizada, bem como com os demais órgãos da administração pública.


PRODUTIVIDADE POLICIAL

Os números apresentados pelo 16º BPM/I confirmam o trabalho do batalhão: 763 prisões em flagrantes no cometimento de crimes, 692 marginais procurados pela justiça capturados, 418 ocorrências de tráficos de entorpecentes atendidas, com 69,20 kg de drogas apreendidas, 76 armas de fogo apreendidas, 181 veículos furtados recuperados; 1161 escoltas de presos, 114 auxílios ao público e 48.074 ocorrências atendidas via 190.


CASO ‘CASAS BAHIA’

Em relação aos crimes que foram reprimidos de imediato por policiais militares, dentre tantos outros, destacou-se a ocorrência nas Casas Bahia de Fernandópolis, onde os reféns foram liberados e os marginais presos em pouco tempo.


TAMBÉM GANHARAM DESTAQUE NA MÍDIA

À época, também foi amplamente divulgado pela imprensa local o cerco e prisão de marginais que estavam na região em preparativos para pratica de explosões de caixas eletrônicos, os quais foram presos evadindo-se escondidos em vagões de trem. Destacou-se também no ano de 2017 a prisão quase que imediata dos marginais que praticaram o homicídio do proprietário da padaria Popular.


RESULTADOS POSITIVOS

“A questão relativa à Segurança Pública não cabe única e exclusivamente à Polícia Militar, trata-se de algo que envolve toda a sociedade civil e organizada, órgãos estaduais, municipais e até mesmo federais, não se esquecendo do Ministério Público e Magistratura, bem como a imprensa”, ressalta o Comandante do 16º Batalhão do interior, o Tenente Coronel PM Antonio Umildevar Dutra Junior.


De acordo com ele, o resultado operacional do 16ºBPM/I deu-se à abnegação e amor à causa pública de todos os policiais militares que compõe o batalhão.





últimas